19 de Setembro de 2019
5 profissões que transformarão o mercado de TI e seus salários
Levantamento do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação aponta quais são as profissões que transformarão o mercado de TI.

O Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), escola de pós-graduação online voltada para tecnologia e inovação, realizou um levantamento sobre as profissões relacionadas ao mercado de tecnologia.

Como resultado, foram apontadas as cinco profissões que transformarão o mercado nos próximos anos. Também são indicadas exigências do mercado, áreas de atuação e média salarial de cada função.

De acordo com relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), cerca de 420 mil profissionais especializados em TI serão demandados até 2024.

A relação é de que faltam profissionais qualificados para ocupar estes cargos. Desta forma, mais empresas estão apostando em cursos de capacitação para preencher esta lacuna.

Ainda segundo a Brasscom, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC ) movimentou, em 2018, R$ 479 bilhões.

Portanto, a expectativa do mercado é de que as contratações aumentem nos próximos anos, já que há uma demanda real de profissionais do setor.

Na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dad0s), por exemplo, serão exigidos profissionais cada vez mais analíticos e qualificados, tendo em vista que a medida afetará diretamente os cidadãos.

Profissões que transformarão a TI

A seguir, você confere quais são as cinco profissões listadas pela IGTI como essenciais para o setor. Estas deverão transformar os modelos de negócio e a forma como o profissional trabalha.

1. Profissional de Big Data e Cientista de Dados.

Nesta área, o profissional precisa ser multidisciplinar e ter características autodidatas. É necessário estar apto a realizar análise de dados, lidar com indicadores e buscar insights em grandes massas de dados. A faixa salarial de um cientista de dados está em torno de R$ 9 mil no regime CLT.

2. Profissional de Machine Learrning

Machine learning é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Para trabalhar nesta área, o profissional precisa ter perfil lógico e matemático.

É preciso também ser multidisciplinar e autodidata para realizar análise de dados, criar automações utilizando recursos da Inteligência Artificial. Em um regime CLT, a média salarial para esta função é de R$10 mil.

3. Gestor de Segurança em Tecnologia da Informação

É o profissional que vai potencializar a segurança de dados e sistemas de organizações, garantindo os requisitos de confidencialidade, disponibilidade e integridade.

O profissional deve ser multidisciplinar e autodidata. Além disso, é requerido um perfil investigativo para atuar nesta área. A média salarial desta função está entre R$ 7 mil e R$10 mil em regime CLT.

4. Gestor de Inovação

Este é o profissional responsável por repensar estratégias de produtos, processos e serviços das organizações, com o objetivo de melhorar o modelo de negócio. É necessário organização e capacidade de análise ágil para este cargo. Atualmente, a faixa salarial de um gestor de inovação é em média de R$ 8 mil.

5. Arquiteto e Engenheiro 3D

Um profissional responsável por lidar com realidade virtual e aumentada em diversas áreas do mercado. Para trabalhar na área é necessário ter um perfil altamente criativo e inovador. A faixa salarial deste setor da tecnologia é de R$ 7 mil.

Fonte: IT Forum 365
Link: https://www.itforum365.com.br/5-profissoes-que-transformarao-o-mercado-de-ti-e-seus-salarios/