12 de Junho de 2018
Brasil é o País que mais investe em TI na América Latina; no ranking global, ocupa a 9ª posição
Segundo estudo promovido pela ABES em conjunto com o IDC, investimentos em hardware, software e serviços aumentaram 4,5% em 2017

No ano de 2017, os países investiram, juntos, US$ 2,07 trilhões no mercado de Tecnologia da Informação. O Brasil aponta entre os dez líderes mundiais, ocupando a nona posição no ranking divulgado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com a consultoria IDC.

O mercado de TI, que engloba hardwares, softwares e serviços, cresceu 4,5% no País em 2017. Com US$ 38 bilhões dedicados à tecnologia, o Brasil é líder da América Latina, seguido do México US$ 20,6 bi e Argentina US$ 8,4 bi.

No ranking mundial, o país ficou em nono lugar na lista que encabeçam na sequência: Estados Unidos (US$ 751 bi), China (US$ 244 bi), Japão (US$ 139 bi), Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia.

Os resultados da pesquisa apontam um maior grau de maturidade nos investimentos em Tecnologia. Para 2018, a expectativa também é positiva, com um crescimento esperado de 4,1% no segmento.

Computação em nuvem

Os resultados positivos também estão refletidos no setor de computação em nuvem. Um levantamento conduzido pela BSA The Software Alliance indica que o Brasil subiu quatro posições no ranking global que avalia as políticas relacionadas à computação em nuvem de 24 nações, líderes no mercado de TI. Atualmente, ocupa o 18º lugar.

O levantamento da BSA é feito a partir de uma metodologia que reflete as políticas que contribuíram para o crescimento da computação em nuvem nos últimos cinco anos, especialmente as ligadas às leis de privacidade e segurança cibernética, além de infraestrutura de banda larga.

O estudo indica que o País conquistou melhores notas em segurança e infraestrutura, com avanços significativos em liberdade da internet. Em contrapartida, o mercado ainda encontra barreiras para implementar uma política que fomente o desenvolvimento da computação em nuvem. A exemplo, o País ainda não possui uma legislação específica sobre privacidade, gerando falhas na proteção à propriedade intelectual. Apesar das tendências positivas, há, ainda, espaço para melhorias.

Infográfico

O Sindpd produziu um infográfico que mostra, de maneira ilustrativa, o desenvolvimento do Brasil nos quesitos levantados pelas pesquisas. Observe abaixo: