Notícias
Notícias
WhatsApp
14 de Maio de 2019
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Campanha 'Maio Lilás' fortalece importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores
Promovido pelo Ministério Público do Trabalho, campanha é realizada no mês do trabalhador



A importância da representação dos trabalhadores evidencia-se em conquistas, como uma convenção coletiva forte, que englobe direitos e garanta proteção ao trabalhador. Apesar de ser responsável por conquistas como reajuste salarial acima da inflação, jornada reduzida de trabalho, vale-refeição justo, entre outros benefícios que se sobressaem ao estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio das negociações coletivas, é sempre importante lembrar a importância de um sindicato na relação capital-trabalho.

Por isso, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), promove novamente a campanha Maio Lilás; em 2019 o tema está pauta no "Conheça quem te representa".

Além de incentivar a pesquisa sobre quem são essas entidades de defesa ao trabalhador, a campanha também quer promover e valorizar as boas condutas nas práticas sindicais e o combate às práticas antissindicais, dando destaque aos direitos trabalhistas que nasceram de acordos coletivos de trabalho e que foram incorporados na legislação. Os dez anos da criação da CONALIS e sua importância diante a promoção da liberdade sindical também é foco na campanha.

Fachadas e sedes iluminadas com a cor lilás, laços e faixas da cor da campanha, postagens de mensagens alusivas à atuação sindical, além da divulgação da revista digital sobre sindicatos, produzida pelo MPT, também fazem parte das atividades que serão realizadas pelas entidades sindicais ao longo do mês.


História

O mês de maio foi escolhido por conta da comemoração do Dia Internacional do Trabalho. Já a cor Lilás é uma homenagem às mulheres trabalhadoras e às lutas por melhorias de suas condições de trabalho e emancipação social.

Segundo algumas versões, a cor lilás é uma referência à cor do tecido que era confeccionado quando mais de cem mulheres foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso em uma fábrica, em Nova York, em 1857, por reivindicarem um salário justo e redução de jornada de trabalho.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas