02 de Setembro de 2022
Campanha Salarial: Trabalhadores e Serpro tem audiência de tentativa de conciliação no TST
Tendo em vista o não acordo entre as partes e a manutenção da greve, foi designada audiência de tentativa de acordo entre as partes para esta sexta (01), às 15h

Na tarde desta sexta-feira (01) será realizada uma audiência de tentativa de conciliação entre a Federação Nac Empreg Emp Proces Dados Serv de Inf Similares - FENADADOS e a empresa Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), às 15h.

A audiência tem o intuito de buscar uma solução amigável para o impasse instaurado entre o representante dos trabalhadores e a empresa pública que se nega a negociar termos importantes e sensíveis a seu quadro de funcionários. Fato que culminou na implementação de Greve Geral de sesu trabalhadores em todo o território Nacional.

Os trabalhadores da Serpro em todo os país encontram-se em greve desde o último dia 10/08/2022, em virtude dos inúmeros desígnios da empresa durante boa parte da negociação das bases do próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A empresa apresentou uma proposta de Plano de Contingencia. com o intuito de frear a paralisação que se deu devido as reiteradas propostas ignomínias quanto a aplicação dos índices às reposições salariais, bem como dos benefícios, sendo a última de apenas 7,28% - que corresponde a apenas 60% do que perdemos - considerando que o IPCA do período até maio/2022 é de 12,13%.

Outrossim, a estatal recuou quanto afirmação de que não pagaria os retroativos devidos a partir da data base de maio/2022, fato que provocaria prejuízo de mais de 12% ao mês para os trabalhadores. Além de solicitar, de pronto, o retorno de trabalhadores à áreas que não são consideradas imprescindíveis.

Todavia, perante os números irrisórios apresentados pela empresa, que nem ao menos se aproximam da justa reposição salarial que os trabalhadores pleiteiam graças a defasagem inflacionária de seus vencimentos, a maioria absoluta dos presentes a reunião decidiram por rejeitar a nova proposta da SERPRO, bem como manter o status de Greve Geral até que suas reivindicações sejam de fato ouvidas.