08 de Dezembro de 2018
Categoria está unida e preparada para a Campanha Salarial 2019
Em aprovação unânime da pauta de reinvindicações da Convenção Coletiva do próximo ano, trabalhadores de TI de todo o estado de São Paulo estão ao lado do Sindpd pela manutenção das conquistas da CCT

Pauta aprovada! Esta é a decisão dos trabalhadores de TI de São Paulo após 15 assembleias de pauta da Campanha Salarial 2019 realizadas em todo o estado e também na sede do Sindpd, na capital, neste sábado, 08.

Após o fechamento da CCT 2018 em dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, o Sindpd parte agora para a nova jornada da Campanha Salarial 2019 com o mesmo desafio de manter os direitos consolidados na Convenção da categoria.

A luta do próximo ano está concentrada na manutenção dos direitos da Convenção e no aumento real das cláusulas econômicas, como salário (INPC + 2%), pisos e vale-refeição (R$ 20). Com o tema "Sem sua participação, só quem ganha é o patrão", os trabalhadores atenderam ao chamado do Sindicato para participarem da luta do Sindpd, e o Sindicato mantém seu compromisso de conclamar a categoria para continuar nessa mobilização durante toda a Campanha Salarial do próximo ano.

As mudanças feitas pela reforma trabalhista impõem ao Sindpd e ao trabalhador um grande ativismo pela manutenção das conquistas históricas da categoria. É fundamental que todos os trabalhadores tenham a ciência de que as conquistas da Convenção Coletiva não são benefícios espontâneos oferecidos pelas empresas, mas sim uma luta de décadas do Sindpd para que estes direitos fossem inseridos e mantidos na CCT.

Durante a assembleia deste sábado, o presidente Antonio Neto alertou a categoria sobre os desafios para o próximo ano. "A reforma trouxe o fim da chamada ultratividade. Quando encerra o prazo da CCT, tudo vai a zero, e precisamos negociar tudo novamente com o setor patronal. Sabemos também que a todo momento há segmentos do empresariado que não querem cumprir a Convenção Coletiva, que tem força de lei, para aplicar a tábua rasa da CLT. Por isso, o papel do Sindpd é lutar para manter e preservar os direitos da categoria e o que ela quer, para que sejam garantidas condições dignas de trabalho", declarou Neto.

Assembleias regionais

Entre 27 de novembro e 7 de dezembro, a Diretoria das regionais do Sindpd percorreu 14 cidades (Franca, Araçatuba, Santos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Araraquara, Campinas, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Assim e São José dos Campos), para apresentar e debater com a categoria a proposta de pauta da Campanha Salarial 2019.

Com o mesmo espírito combativo, a categoria atendeu ao chamado do Sindicato para participar da mobilização pela CCT do ano que vem.

Assembleias realizadas também dentro das empresas da base possibilitaram a participação direta de ainda mais trabalhadores de Tecnologia da Informação. Esse apoio é representado nas palavras da categoria.

"Não ficamos com nenhuma dúvida, mas ficamos apreensivos pois temos a preocupação para ainda existir o Sindicato. Acho que, por função do cenário atual, a pauta está muito boa", declarou Lucas Rafael Rampin, da empresa Logus, que participou da assembleia em Jundiaí.