Notícias
Imprensa
WhatsApp
03 de Fevereiro de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Centrais sindicais fazem reunião com Ministério Público do Trabalho sobre caso Americanas
Participaram da reunião a CSB, CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CTB, Pública Central do Servidor, Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e Dieese.



As centrais sindicais fizeram uma reunião com o Ministério Público do Trabalho nesta quarta-feira (1º) para tratar sobre a proteção aos trabalhadores das Lojas Americanas e demais empresas que serão afetadas pela crise causada por um rombo de R$ 40 bilhões descoberto nas contas da varejista.

Participaram da conversa CSB, CUT, Força Sindical, UGT, NCST, CTB, Pública Central do Servidor, Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e Dieese.

As entidades estimam que as demissões devem passar de 40 mil, incluindo funcionários diretos da empresa, de fornecedores e prestadores de serviço. Além do impacto no mercado de trabalho e no comércio, a crise deve afetar também os setores de indústria e serviços.

Diante disso, o MPT considerou que a situação pode caracterizar dispensa em massa, se tais estimativas se concretizarem, e, portanto, será necessário haver tratativas com os sindicados, conforme jurisprudência recente do STF (Recurso Extraordinário 999435 - Tema 638, com repercussão geral).

Como as centrais já acionaram o Ministério do Trabalho a respeito da situação, o MPT afirmou que não é conveniente haver negociações paralelas, mas que pode haver uma atuação conjunta. A pasta comandada por Luiz Marinho (PT) ficou de realizar uma mesa redonda com a Americanas.

Os sindicalistas disseram que precisam saber quantos trabalhadores foram e serão demitidos, como serão pagas as verbas trabalhistas e querem negociar com a direção da empresa as condições dos trabalhadores.

O MPT acredita que a mediação é uma alternativa para o momento para chegar a soluções de interesse mútuo dos trabalhadores e da empresa. Assim, marcará uma sessão de mediação com representantes das duas partes e outros eventuais interessados. A data ainda não foi definida.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz