Notícias
Notícias
WhatsApp
08 de Março de 2022
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Dia internacional das Mulheres, Dia de Luta


Considerado marco histórico na luta das mulheres por mais oportunidades e reconhecimento, o 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975.

Muitos historiadores relacionam a data a um incêndio ocorrido, em 1911, em Nova York, no qual 125 mulheres morreram em uma fábrica têxtil. A partir daí, protestos sobre as más condições enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras começaram a ganhar espaço.

Mais de um século depois, as mulheres seguem na luta por igualdade de direitos.

"As desigualdades de gênero no campo de TI são inúmeras. E queremos tocar o dedo nessa ferida, por exemplo, apesar de avanços com o setor lentamente se abrindo para as mulheres, a diferença de salário entre gêneros cresceu entre 2017 e 2019. Neste 8 de março gostaria de repassar em nome todo SINDPD nossa disposição em acompanhar todas as mulheres nessa luta para ocupar e contribuir com um desenvolvimento tecnológico atrelado à igualdade de gênero no Brasil." afirmou o presidente do SINDPD, Antonio Neto

Ser mulher é enfrentar um desafio diferente todos os dias. É superar barreiras, muitas vezes, invisíveis. Apesar de serem a maioria da população brasileira (51,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), elas ainda enfrentam cenários desiguais, seja na divisão das tarefas domésticas ou nos ganhos no mercado de trabalho. Muitas vezes, elas assumem tripla jornada. Saem para trabalhar, cuidam da casa, dos filhos. Em vários lares, elas são arrimo e sustentam sozinhas suas famílias. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em 2018, 45% dos domicílios brasileiros eram comandados por mulheres.

Mas, apesar de liderarem casas e assumirem as contas, as mulheres ainda têm de lidar com a discriminação. Estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostra que 90% da população mundial ainda tem algum tipo de preconceito na questão da igualdade de gênero em áreas como política, economia, educação e violência doméstica.

Muito foi conquistado nesse tempo, mas ainda temos muito pelo que lutar.

O SINDPD deseja um feliz dia das mulheres para todas as profissionais da categoria de TI do Estado de São Paulo, mas antes de tudo, reforçamos nossa disposição em somar na luta diária por um Brasil com igualdade de oportunidades.





banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas