Notícias
Notícias
WhatsApp
12 de Fevereiro de 2020
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Neto diz no Senado que FIESP será federação de importadores com desindustrialização do país
Em audiência pública no Senado, o Presidente da CSB mostrou inconstitucionalidades na MP905/19 e apontou uma série de jabutis na Medida Provisória, que precariza e retira direitos



O presidente da CSB, Antonio Neto, participou nesta quarta-feira (12), no Senado Federal, de uma audiência pública da Comissão Mista Parlamentar que analisa a Medida Provisória que implanta o contrato de trabalho Verde-Amarelo (MP905/2019).

Em sua fala, Neto criticou o caráter da proposta, que aprofunda a precarização das relações trabalhistas e visa a retirada de direitos e a redução salarial dos trabalhadores.

Em seu discurso, o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros citou notas técnicas de entidades como OAB, ANAMATRA, DIEESE e o Ministério Público do Trabalho ao ressaltar o caráter inconstitucional da MP apresentada pelo Governo Bolsonaro.

"Ela já começa diferenciando seres, a lei diz, 'Somos todos iguais perante a lei'. A MP vai na contramão ao dizer que quem estiver no regime da carteira verde-amarela não vai ter o mesmo direito de quem tiver a carteira azul", apontou Antonio Neto, ao falar sobre as inconstitucionalidades da proposta.

O representante dos trabalhadores questionou os "jabutis" contidos na proposta. Entre esses itens, o Presidente da central sindical citou o fim da participação negocial dos sindicatos no acordo de PLR, o trabalho aos domingos, a flexibilização da fiscalização das condições de trabalho e a redução na correção de processos trabalhistas. Os "jabutis" são itens que são colocados na medida provisória ou em projetos de lei que nada tem a ver com a pauta principal. São artifícios usados para desinformar e tirar o foco dos brasileiros da discussão principal da proposta.

Neto aproveitou e cobrou os representantes da indústria e comércio, que defendem a proposta, sobre o apoio a uma medida que retira direitos, salário e renda.

"Temos quase 65 milhões de endividados, 13 milhões de desempregados além dos desalentados e os que estão na informalidade. Estamos falando de pessoas que estão sem poder de compra. Se o comércio não vende, a indústria não produz (...) O Brasil está se desindustrializando, fechamos milhares de indústrias no estado de São Paulo no último ano. Já disse ao representante da FIESP que daqui a pouco não vai precisar mudar de sigla, mas a FIESP vai virar a Federação de Importadores do Estado de São Paulo", disse Antonio Neto ao indagar o apoio dos setores industriais à MP905/2019.



No fim da fala, ao fazer um apelo aos congressistas, o Presidente Neto relembrou de outro triste episódio da história do Senado Federal, quando a câmara alta não fez as mudanças necessárias na Reforma Trabalhista ao selar um acordo com o ex-presidente Michel Temer. O então presidente havia se comprometido a enviar a correção desses pontos via MP, acordo que Temer não cumpriu. "É chegada a hora desta casa colocar a mão na consciência. Não é questão de governo deste ou governo daquele. É uma questão profunda para o país", finalizou Antonio Neto.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz