28 de Outubro de 2019
O Sindpd parabeniza todos os servidores públicos na área de Tecnologia da Informação
Seja no âmbito municipal, estadual ou federal; esses profissionais são fundamentais para segurança dos nossos dados

Hoje, 28 de outubro, comemora-se o Dia do Funcionário Público, data que homenageia uma das mais importantes categorias do Brasil.

Trata-se de uma das mais abrangentes áreas profissionais, agregando trabalhadores no setor da saúde, educação, segurança pública e, é claro, processamento de dados.

No Brasil existem 3 tipos principais de funcionários púbicos: os municipais, que trabalham para a Prefeitura de algum determinado município; os estaduais, subordinados ao Governo de um estado da União; os federais, exercendo funções para a União da República.

Dessa forma, as empresas da área de tecnologia prestam um importante serviço para a população brasileira e ao Poder Público. Para João Antonio, vice-presidente do Sindpd, tais companhias foram extremamente relevantes por aumentar a eficiência do Estado em relação aos serviços oferecido à população. "As empresas públicas, com a chegada da informática alguns anos atrás, foram pioneiras em automatizar uma série de tarefas. Nomes como Serpro, Dataprev e Datamec foram muito importantes".

Há, porém, investidas por parte do atual governo em realizar o desmonte, privatizando uma série de empresas do ramo, o que pode ser perigoso, considerando os dados e informações que elas possuem e que podem ficar extremamente vulneráveis. "Outra coisa que é importante de se observar são os conteúdos que essas empresas têm em seus bancos de dados. A Serpro, por exemplo, tem informações sobre o imposto de renda do brasileiro; a Prodesp tem todas as informações do estado. É necessário que haja um sistema de segurança muito rígido, para que não se exponha a população brasileira", comentou João Antonio.

Além da questão da segurança da informação, a proteção dos empregos também pode ser comprometida. Para o OLT da BB Tecnologia e Serviços Enver Pandovezzi, a onda de desmontes e privatização pode oferecer um risco, tornando instável a economia do País. "É importante levar em consideração que além da precarização das relações trabalhistas, que visam diminuir os direitos dos profissionais, há também insegurança em relação a estabilidade do emprego, o que pode levar ao enfraquecimento da economia, visto que geralmente as privatizações são seguidas de terceirização em massa e precarização das relações trabalhistas", alertou Enver.

Os serviços oriundos do setor público, então, são de extrema importância ao desenvolvimento do país, por isso devem ser protegidos, não apenas pelos profissionais da área, mas por toda a população brasileira!

Servidor público: parabéns pelo seu dia!