Releases
20 de Março de 2013
"País continuará com trajetória ascendente de aumento real nos próximos anos", afirma presidente de Sindicato de TI
Estudo do Dieese mostra que quase 95% das categorias tiveram aumento real em 2012

O Dieese divulgou nesta quarta-feira (20/03) o balanço das negociações salariais de 2012. O estudo mostrou que na média de todas as categorias o índice de aumento real foi 1,96%. Para o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), Antonio Neto,  o resultado demonstra a valorização do trabalhador e já é um conceito consolidado.
"Estamos vindo de uma trajetória acentuada de reajustes acima da inflação desde 2008. Devemos isso a três principais fatores. O primeiro é o fortalecimento das entidades sindicais, que estão cada vez mais organizadas e maduras no processo de negociação. A recuperação do salário mínimo, que ganhou força nos últimos anos e ajudou a elevar os pisos salariais, também contribui para esse resultado. E, por último, o mercado de trabalho aquecido e a falta de mão de obra qualificada, principalmente na indústria e no setor de serviços. A consciência da necessidade do aumento real anualmente é algo já consolidado e o país continuará seguindo essa trajetória até que os salários alcancem padrões satisfatórios e justos", afirma Antonio Neto.

Além disso, o presidente reitera que o nível educacional está crescendo no país e isso leva a uma maior valorização dos profissionais. "A participação dos trabalhadores com 11 anos ou mais de estudo aumentou, de 33,6% para 46,3%, entre 2004 e 2011. Essa qualificação precisa ser recompensada de acordo".
A categoria de Tecnologia da Informação foi uma das 94,6% que obtiveram reajustes maiores do que a inflação medida pelo INPC/ IBGE em 2012. A negociação resultou em aumento real de 1,4%. Os pisos subiram até 9,1%. Foi instituída também a obrigatoriedade de negociação de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para empresas com mais de 50 funcionários. Já o Vale Refeição (VR) foi firmado em R$10 para profissionais com jornada de oito horas em firmas com mais de 100 de empregados.

Com data-base em 1º de janeiro, os trabalhadores de TI já fecharam um novo acordo para 2013. Segundo o presidente do Sindpd, neste ano os reajustes devem ser menos expressivos, reflexo do crescimento econômico mais baixo de 2012.
"As negociações de 2012 refletiram a economia de 2011. O cenário neste ano é outro. Na negociação da categoria de TI, por exemplo, realizada em janeiro, já sentimos a resistência maior dos empresários. O baixo crescimento econômico foi a principal alegação da parte deles para um reajuste que não ultrapassasse a inflação. Ainda assim, saímos da mesa com aumento real nos salários, reajuste no VR, no auxílio-creche e de até 9,4% nos pisos", ressalta o dirigente.