27 de Março de 2019
Sindicatos se mobilizam contra privatizações de Doria
PL 01/2019 quer incluir empresas públicas de São Paulo no Programa Estadual de Desestatização

Sindicatos que representam trabalhadores em empresas públicas estaduais estão em atividade na Assembleia Legislativa de São Paulo contra o PL 1/2019, que visa privatizar a Prodesp, Dersa, Companhia Paulista de Obras e Serviços, Emplasa, Codasp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

O projeto é de iniciativa do governador João Doria e, segundo as entidades, prevê que as seis empresas sejam incluídas no Programa Estadual de Desestatização (PED) do governo. Segundo o texto do PL, o Executivo Estadual fica autorizado, entre outros, a "adotar providências relacionadas à inclusão das sociedades que especifica no PED", além de alienar as ações de propriedade do estado, "representativas do capital social, ou deliberar a transformação, fusão, cisão, incorporação ou extinção, nos termos da Lei Federal 6.404/1976".

Além do Sindpd, o Sindicato dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindadm); Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (SEAAC-SP); Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Infraestrutura e Afins do Estado de São Paulo (Sintrapav/SP); e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Comunicação e Serviços Gráficos de São Paulo e Região (STIG) participam da mobilização. A inciativa conta também com o apoio da Associação dos Funcionários da Emplasa (AFE) e da Associação dos Funcionários da Codasp.