16 de Abril de 2020
Sindpd inova e realiza assembleias virtuais com os trabalhadores
Medida surge como uma alternativa em meio à pandemia coronavírus, que vem atingindo em cheio os profissionais de TI

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e TI realizou na tarde desta quinta-feira (16) duas assembleias virtuais com os trabalhadores das empresas Ponto.Sys e T&T para debater e deliberar sobre as propostas de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pelas empresas diante da pandemia coronavírus.

Com boa adesão, os encontros virtuais foram comandadas pelo Diretor do Sindpd, Carlos do Carmo Silva, que aprovou junto aos trabalhadores por unanimidade as propostas que serão encaminhadas para a empresa. Passadas as MPs 937 e 905, a conjuntura não tem sido fácil para o lado de cá da balança. Por isso, Carlos também falou da importância dos sindicatos para equilibrar forças na hora da negociação com o patronal.

"Sozinhos somos ameaçados pela caneta do patrão. Juntos e representados pela legítima organização dos trabalhadores, os sindicatos, conseguimos equilibrar forças e assim garantir acordos justos. Pedimos que vocês procurem o Sindpd quando precisar e venham construir e participar do sindicato para fortalecer a categoria.", afirmou o diretor.

Também presente, o Presidente do Sindpd, Antonio Neto, agradeceu a presença de todos apesar do momento e mostrou a importância do sindicato nas negociações.

"O momento é muito grave, estamos vivendo uma pandemia sem precedentes, mas agora é o momento dos trabalhadores se unirem. Estamos iniciando esse processo de assembleias virtuais para falar com os nossos trabalhadores e buscar os melhores entendimentos. O Sindpd está aqui para garantir acordos justos que protejam os trabalhadores. E defender os trabalhadores é salvar vidas, protegendo empregos e a renda do trabalhador. É muito importante a presença de todos no processo para encontrarmos os melhores acordos", falou Neto em saudação inicial.

Ponto.Sys

Os trabalhadores da Ponto.Sys debateram a proposta apresentada que previa redução da jornada e salários por um período de 90 dias.
Foi deliberada, em assembleia, a apresentação de uma contra-proposta do Sindpd à empresa alterando os percentuais de redução salarial e da jornada.

Nova assembleia será realizada para debater os novos parâmetros.

T&T

Os empregados da T&T se reuniram em seguida para discutir a proposta apresentada pela empresa, que altera pontos no pagamento de férias, escala em jornadas offshore e regulamenta as condições para o trabalho em regime de teletrabalho ou homeoffice.

A T&T presta serviços em Plataformas Marítimas de exploração de Petróleo.

Os trabalhadores aprovaram a proposta. E o acordo foi encaminhado para celebração entre as partes.