14 de Junho de 2016
Atuação do Sindpd pela regulamentação da profissão de TI é destaque na imprensa
Documento com demandas foi entregue a Michel Temer

A reunião entre o presidente do Sindpd, Antonio Neto, e o presidente da República em exercício, Michel Temer, ganhou destaque na imprensa. Durante o encontro, ocorrido na última sexta-feira (10), no Palácio do Jaburu, em Brasília, Neto entregou a Temer um documento contendo uma série de reivindicações da categoria, incluindo a regulamentação da profissão de TI.
Portais de notícias especializados, como Convergência Digital, ComputerWorld e Canaltech, repercutiram a atuação do Sindpd, com destaque para a informação de que o projeto de regulamentação da profissão deverá ser enviado ao Congresso pelo governo federal.

Confira a íntegra da notícia do Convergência Digital:

Temer diz ao Sindpd que levará regulamentação da profissão de TI ao Congresso

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) ficará responsável por produzir a minuta de um projeto de lei para regulamentação da profissão de TI, que será remetido pelo governo federal ao Congresso. O envio do projeto foi acertado durante encontro entre o presidente do Sindpd, Antonio Neto, e o presidente em exercício Michel Temer, no Palácio do Jaburu, em Brasília, ocorrido na sexta-feira, 10/06.
A regulamentação da profissão de TI, hoje ainda não reconhecida por lei, é, de acordo com o Sindpd/SP, um dos principais pleitos dos trabalhadores do setor. "Vamos preparar o projeto e enviar para a Casa Civil. Com o apoio do presidente, será enviado ao Congresso Nacional e vamos ver se ele [Temer] pode nos ajudar dando um regime de urgência nisso", salientou Neto.

Além da regulamentação, uma série de reivindicações do Sindpd em defesa dos trabalhadores de TI foi entregue a Temer em um documento, incluindo a manutenção de direitos trabalhistas, o combate às contratações ilegais no setor, a proteção às empresas públicas que atuam no segmento e também melhorias em questões tributárias e na política de desenvolvimento da área.
No texto da carta, o presidente do Sindpd ressalta que o setor de TI é estratégico para o avanço econômico e social do País. "Nosso segmento é promotor da inovação, de soluções eficazes para o aprimoramento da competitividade de todos os ramos da cadeia produtiva", afirma Antonio Neto. O dirigente destaca também a importante contribuição que é dada por uma força de trabalho formada por mais de 400 mil profissionais com elevada qualificação.

Neto lembra que o segmento ainda não atingiu o seu grau de maturidade e que, por isso, necessita de "mais regulação profissional, equilíbrio fiscal e incentivo por parte da esfera estatal". Por fim, o presidente do Sindpd também sugere a criação de um Fórum Permanente para abordar o desenvolvimento do setor, com a participação de representantes de trabalhadores, empresários, comunidade científica e governo.
Além da defesa aos trabalhadores de TI, Neto também esteve em Brasília como presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) para debater com Temer pontos relacionados à reforma da Previdência. Foram convidados para o encontro dirigentes de outras centrais sindicais, como Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores) e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores).

Clique e leia também nos sites do Convergência Digital, ComputerWorld e Canaltech