16 de Setembro de 2019
BB Tecnologia & Serviços e Feittinf participam de nova reunião para discutir Acordo Coletivo de Trabalho
Após profissionais da categoria recusarem as propostas da empresa, foi apresentado novo texto

No último dia 4 de setembro, quarta-feira, foi realizada nova reunião entre a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) e a Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS). O encontro ocorreu na sede da empresa em Brasília e tinha como pauta dar continuidade às negociações referentes ao Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019.

Após a falta de consenso que ocorreu na primeira reunião realizada no dia 20 de agosto, em que a BBTS apresentou uma contraproposta que, posteriormente, foi desaprovada pela maioria dos trabalhadores da categoria, aconteceu nova negociação. A empresa então apresentou um texto mais flexível, anunciando um reajuste salarial de 30% do INPC e mantendo diversas cláusulas outrora excluídas, apesar de algumas alterações e da exigência de que a sua proposta seja aceita em sua totalidade.

De acordo com o representante OLT do Sindpd Enver Padovezzi Ferreira, a postura do sindicato teve papel determinante para o abrandamento da posição da empresa. "A representação sindical foi clara e firme em manter as garantias sociais que constam no ACT, atendendo ao pleito dos trabalhadores, que discutiram em assembleia a importância de constar em acordo a manutenção das cláusulas sociais".

Em contrapartida, a Feittinf sugeriu um reajuste de 70% do INPC, que foi adotado pela Serpro e pela Dataprev. A representação dos trabalhadores também se abriu à discussão das demais cláusulas, exceto aquelas que já foram ajustadas.

Foi agendada então uma nova reunião para o dia 16 de setembro, segunda-feira, em que a empresa apresentará uma resposta aos pontos propostos pela Feittinf. "Não daremos nenhum passo atrás e seguiremos firmes nas negociações até que todos os direitos dos trabalhadores sejam mantidos" afirmou Enver.