05 de Setembro de 2022
CONQUISTA! Trabalhadores da Serpro, em audiência no TST, conquistam vitória em Dissídio Coletivo
A tarde da última sexta-feira (02), foi marcada por uma importante e histórica vitória dos trabalhadores da SERPRO em todo os país. O SINDPD realizou Assembleia Geral Virtual na tarde desta terça-feira (06) para maiores esclarecimentos aos funcionários da base de São Paulo.

Na tarde da última sexta-feira (02), foi realizada uma audiência de conciliação entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Serviços de Informática e Similares - FENADADOS e a empresa Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), às 15h, para tratar das reivindicações acerca do Dissídio Coletivo de Greve interposto pelos trabalhadores da empresa em todo o país.

A audiência corou o luta dos trabalhadores da SERPRO do Brasil inteiro que, desde o último dia 10 de agosto, encontram-se em GREVE GERAL por tempo indeterminado, em função das inúmeras tratativas infrutíferas entre os representantes da empresa e a representação sindical, que resultavam tão somente em posposta irrisórias, muito à quem das reivindicações dos trabalhadores e da realidade do praticado no mercado sobre pontos fundamentais, que assim, sempre foram rejeitadas de pronto pela maioria absoluta - quando não pela unanimidade - dos empregados presentes nas diversas Assembleias realizadas pelos Sindicatos para a deliberação e votação destas.

A proposta de conciliação apresentada pelo Ministro Ives Gandra na audiência garantiu aos trabalhadores da SERPRO os seguintes direitos:
1) Reposição da inflação pelo INPC do período, retroativo à data base da categoria, 1º de
maio, com repercussão nas demais vantagens de natureza salarial, econômicas ou de
benefícios;
2) Renovação das cláusulas do acordo anterior, à exceção das referentes ao:
a) PDV, que contemplará, além da quitação geral, a necessidade de desistência das ações
em curso para aqueles que aderirem ao plano;
b) Licença-Prêmio e Anuênio, que serão limitadas aos atuais empregados;
3) Devolução dos descontos dos dias parados até o dia 8 de setembro e abono dos demais
dias parados.
4) Retorno ao trabalho até ao meio-dia do dia 3 de setembro.
5) Pagamento do retroativo em folha suplementar, até o dia 20/09/2022.

O SINDPD realizou uma Assembleia Geral Virtual na tarde desta terça-feira (06), ás 14h, que foi conduzida pelo diretor Antonio Randolfo, que tratou do tema e esclareceu os principais pontos da importante vitória conquistada por todos os trabalhadores da empresa na audiência de conciliação realizada no TST na última sexta-feira, dia 02.