18 de Março de 2021
Centrais Sindicais pedem a Doria lockdown intenso em SP: "A vida é a prioridade absoluta"
As Centrais Sindicais - CSB, CUT, Força Sindical, UGT, CTB e NCST, foram a público pedir ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que intensifique medidas de lockdown em todo o estado. O pedido é feito em em meio ao processo de agravamento descontrolado da crise sanitária, com milhares de mortes diárias e o colapso do sistema de saúde público e privado.

A nota ainda classifica como "criminosa" a ausência de uma coordenação nacional no enfrentamento da pandemia e criticou o "negacionismo no governo federal".

O Brasil e o estado de São Paulo seguem batendo recordes de mortes diárias e novas infecções, levando os sistemas de saúde ao colapso.

Veja o texto na íntegra onde as centrais sindicais pedem a Doria o aumento do lockdown:

"Ao Governador do Estado de São Paulo João Dória,

As Centrais Sindicais - CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB, diante do processo de agravamento vertiginoso e descontrolado da crise sanitária, das milhares de mortes diárias, do estrangulamento e colapso do sistema de saúde público e privado e da criminosa ausência de coordenação nacional e do negacionismo no governo federal, propomos ao Governo de São Paulo:

1. Que sejam adotadas medidas para ampliar e aprofundar o lockdown em todo o Estado, renovando-o pelo período necessário, com o objetivo de inverter rapidamente a curva de contágios e de mortes.

2. A aprovação do orçamento para a saúde e a liberação dos recursos a sustentabilidade da rede hospitalar e preventiva de saúde no Brasil.

3. Promover mesa de diálogo social com o setor produto - empresários e trabalhadores - para acordar medidas complementares e de apoio às propostas acima, bem como para avançar na formulação de medidas para enfrentar a crise econômica.

As entidades colocam-se à disposição do Governo do Estado para ampliar a pressão junto ao Congresso Nacional para que apoie essas duras medidas e que atue com celeridade e urgência para a aprovação de medidas de proteção econômica das empresas, dos empregos e da renda das pessoas e famílias. "

Covas anuncia 1ª morte por covid sem vaga de UTI em SP e antecipará 5 feriados

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou em entrevista à Globo News, nesta quinta-feira (18), que a capital de SP teve a primeira morte de paciente com covid-19 por falta de vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Covas disse ainda que ao menos 475 pessoas aguardam por uma vaga em UTI na capital, atualmente.

Em coletiva de imprensa, o tucano anunciou que a cidade de São Paulo irá antecipar dois feriados municipais deste ano e outros três de 2022 para os dias 26, 29, 30 e 31 de março, e 1º de abril. Somados com o fim de semana e a Páscoa, a capital terá dez dias seguidos de recesso.

"Estamos com 88% de ocupação dos leitos de UTI em SP", disse Covas, complementando: "Infelizmente, tivemos o primeiro caso, que aconteceu na zona leste da cidade de SP, de uma pessoa falecer sem conseguir atendimento na cidade. A gente vê colapsando o sistema de saúde.".

O paciente tinha 22 anos e morreu no Pronto Atendimento São Mateus II no último dia 13, após a unidade solicitar uma transferência por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o prefeito, a fila por uma vaga de UTI na cidade tinha quase 400 pessoas nesta quarta. "A continuar essa curva, só vamos ver ampliar esses casos de pessoas que não conseguem um leito de UTI. Só ontem, eram 395 pessoas aguardando leito de UTI na cidade.", lamentou.

Veja a matéria completa aqui.

Fonte: Brasil Independente