07 de Outubro de 2019
Contra a privatização: Sindpd convoca trabalhadores da Dataprev para assembleia
O grave anúncio da privatização da estatal leva o sindicato a mobilizar a categoria e esclarecer a sociedade

Todos os trabalhadores da empresa estão convocados para a assembleia, que será realizada no dia 11 de outubro às 10h30 em frente ao prédio da Dataprev. O ato visa discutir os próximos passos e a organização dos trabalhadores diante privatização da empresa.

A necessidade de uma assembleia foi constatada após reunião em que estiveram presentes os diretores do Sindpd, Paulo Roberto de Oliveira, Antônio Randolfo das Neves, Elisa Lorenzini e Roberto Dantas, que afirmam a importância de participar da assembleia e tratar dos impactos que a privatização poderá causar para todos os trabalhadores. "Os funcionários precisam arregaçar as mangas junto com o sindicato e evitar maiores efeitos", disse o diretor Randolfo. "É preciso alertar os trabalhadores da Dataprev, primeiramente, por terem uma consciência maior do que está em jogo, por lidar com essas informações todos os dias" endossou o diretor Paulo Roberto.

A Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, é uma empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação e comunicação, com o objetivo de gerar melhores resultados para políticas sociais de todo Brasil e é responsável, por exemplo, de efetuar o pagamento mensal de milhões de benefícios previdenciários e da aplicação do seguro-desemprego online. Fundada em 1974, vem desde então evoluindo seus meios para facilitar a vida do cidadão, na qual está presente diariamente, através de novas tecnologias e programas estratégicos. No dia 25 de setembro se tornou tetracampeã DCD Awards Latin America 2019 como a melhor empresa de prestação de serviços digitais no setor público além do prêmio de inovação.

Dataprev está na lista de privatizações do Governo Federal

Em meados de agosto foi divulgada, pelo Governo Federal, uma lista constando nomes de empresas públicas a serem privatizadas da qual a Dataprev faz parte. Atualmente a estatal armazena dados de aproximadamente 35 milhões de pessoas, gerencia o processamento de informações previdenciárias da Receita Federal, além de ser a maior rede de atendimento público do Brasil.

Para o diretor do Sindpd, Paulo Roberto de Oliveira, a privatização implica em um grande perigo de quebra de sigilo de dados de milhões de brasileiros, "Quando se dá entrada na aposentadoria os bancos, por exemplo, já têm essa informação antes mesmo de uma divulgação oficial e oferecem empréstimo consignado, se a Dataprev sendo pública faz isso, imagine sendo privatizada, onde todos nós poderemos ser expostos por nossas particularidades", afirma.

Sindpd chama a categoria para assembleia
Dia: 11/10 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: Em frente ao prédio da Dataprev - Rua Dr. Manoel Vitorino, 343, Brás - São Paulo