Responsabilidade Social
05 de Dezembro de 2017
Dezembro vermelho: mês da conscientização sobre a Aids
Unaids estima que cerca de 830 mil pessoas no Brasil convivam com a doença; das 4.500 novas infecções por HIV em adultos em 2016, 35% ocorreram entre jovens de 15 a 24 anos.

Depois de um ano dedicado às campanhas sociais mensais, como setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, a regional do Sindpd em Araraquara participa da campanha "Dezembro Vermelho", a partir do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo é a conscientização da população sobre o HIV/Aids.

Durante o mês inteiro a regional se dedica à distribuição de laços vermelhos para lembrar a população da gravidade do tema. Hoje, o mundo tem 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV; na América Latina, sete países concentram quase 90% das novas infecções. Destas, 49% aconteceram no Brasil, que lidera o ranking. São 830 mil pessoas com o vírus.

O Ministério da Saúde estima que 112 mil brasileiros não saibam que têm a sorologia positiva, outros 260 mil sabem, mas não estão em tratamento. Em Araraquara, 1.700 pessoas são portadoras do vírus. Por isso a campanha "Dezembro Vermelho" se faz a cada dia mais necessária.

Para o diretor do Sindpd Daniel Forini, a iniciativa integra o rol de atividades promovidas pelo Sindicato para maior integração com a comunidade. "A Campanha de entrega dos laços é simbólica, e provoca a reflexão das pessoas em torno da causa. No futuro pretendemos fortalecer as campanhas promovendo palestras, simpósios entre outras ações", disse.