12 de Dezembro de 2016
Em Bauru e Marília, 430 trabalhadores dizem 'sim' à Campanha Salarial 2017
Aumento real, vale-alimentação, plano médico integral e a redução da jornada são as principais bandeiras

Em Bauru, os 300 trabalhadores presentes à Assembleia de Pauta aprovaram a pauta de reivindicação da Campanha salarial de 2017, que terá como bandeira central o reajuste salarial com ganho real, a ampliação de benefícios consolidados na Convenção Coletiva e a diminuição da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem a redução de salário.

"A redução da carga horária de trabalho é o que mais chamou atenção. Nós tivemos no passado uma outra redução, que foi de 44 para 40 horas, demandou um certo tempo, mas aconteceu e com essa ficamos um pouco espantados, porque, comparado com a realidade que vivemos hoje, é bem difícil, mas de modo geral é uma reivindicação válida", comentou Franciele Paixão, da Store Automoção, sócia do Sindpd há mais de 3 anos.

No encontro do dia 02 de dezembro, os diretores da regional Erick Prado Arruda e Wagner Grassi Gomide, acompanhados do secretário-geral José Gustavo Oliveira e do diretor de Araçatuba, Walter Volpe, receberam o apoio dos trabalhadores nas lutas de 2017. Para o próximo ano, a categoria se une também para pleitear aumento no vale-refeição, a adesão do VR nas horas extraordinárias, vale-alimentação e plano médico e odontológico integralmente pago pela empresa. E em relação ao plano de saúde, é interessante já que arcamos com 50% do valor", afirmou a sócia Franciele.

Tânia Regina Mistro também comemorou a proposta de pagamento integral do plano médico. "Achei muito bom também a questão do plano de saúde. Gostei de tudo, porque vejo resultados. Sou de Marília, mas sempre vou para Bauru e participo de todos os eventos da Regional, como do torneio de truco e a comemoração do dia internacional da mulher. É sempre bom", contou a associada e funcionária da Coesma.

De acordo com Erick Prado, a categoria está na expectativa para as negociações que estão por vir. "A principal preocupação dos trabalhadores é a reposição salarial frente à inflação, mas eles reagiram positivamente também com a proposição de implantação de piso salarial para as funções de analista de sistema e programador", expôs o diretor.

União para o fortalecimento

Em Marília, a assembleia reuniu 130 trabalhadores e superou as expectativas do Sindicato. "É a terceira vez que apresentamos aos trabalhadores de Marília a proposta da Convenção Coletiva e contamos com expressiva presença deles. A categoria estava lá para discutir os temas de interesse deles", argumentou Prado.

O Sindicato conquistou nos últimos anos também a obrigatoriedade da negociação da Participação nos Lucros e/ou Resultados. Os acordos fechados pelo Sindpd mostram a importância da PLR como ferramenta de valorização dos funcionários dentro das empresas.

"A cada ano vejo o interesse da categoria em participar das discussões que envolvem seus direitos, principalmente nesse momento delicado da economia do País. As assembleias mostraram que os trabalhadores acompanham com atenção e grande expectativa a negociação para o ano de 2017", concluiu o diretor.

Confira aqui a galeria: