Campanha Salarial
12 de Novembro de 2018
Em reunião, diretoria debate Campanha Salarial 2019
Foco principal da luta dos trabalhadores de TI será a resistência para manter direitos

A diretoria do Sindpd se reuniu na tarde da última sexta-feira (9), no auditório da entidade, na capital paulista, para traçar as estratégias da Campanha Salarial de 2019. Durante o encontro a liderança da entidade também anunciou que este ano não haverá a SindpdFest, devido programa de contenção de despesas.

Além desses temas, a diretoria também debateu sobre o atual momento político e sindical do País, além de falar sobre os esforços para fechar a CCT de 2018 junto ao sindicato patronal, que não aceitou a proposta do TRT, que previa que o Dissídio Coletivo fosse transformado em arbitragem pública.

Segundo o presidente do Sindicato, Antonio Neto, o momento é de lutar e resistir para assegurar direitos conquistados há décadas para aos profissionais de Tecnologia da Informação do estado de São Paulo.

"O momento econômico, político e sindical do País nos impõe a busca da unidade e envolvimento da categoria para preservar os direitos conquistados com muita luta. Está mais do que claro para todos os trabalhadores que uma parcela das empresas tenta aniquilar nossa Convenção coletiva, a fim de aplicar a tábua rasa da lei. Isso já ficou evidente na estratégia de 2018, quando o setor patronal tentou retirar nossas principais conquistas. Estamos conseguindo resistir e a nossa luta só será vitoriosa com a participação de todos", falou o presidente Neto.

De acordo com o presidente, a imensa maioria dos trabalhadores ainda não notou a gravidade da situação.

"Muitas vezes os companheiros só percebem a maldade de alguns empresários, quando eles deixam de pagar a hora-extra de 75%; quando começa a contratar intermitente para substituir vagas de celetistas; quando contrata trabalhador com 44 horas semanais e não mais 40 horas; quando não pagar sequer o adiantamento do reajuste já debatido na mesa de negociação, enfim quando começa a tirar tudo que ele apresentava como benefício da empresa e não como uma conquista do sindicato", afirmou.

Assembleia

As assembleias da campanha de 2019 acontecerão em diversas cidades do estado e têm previsão de início para o próximo dia 21 de novembro, nas cidades do interior paulista. A assembleia na capital deve fechar o ciclo no dia 08 de dezembro.

"Precisamos conversar com a categoria e organizar os trabalhadores para valer, pois estamos em um momento muito grave", finalizou Neto.