11 de Maio de 2020
Funcionários da IP e Control P aprovam acordos em assembleias online
Os dois acordos irão contemplar cerca de 66 trabalhadores

Na tarde de sexta-feira (8) foram realizadas duas assembleias online com trabalhadores para discutir e aprovar acordos feitos entre Sindpd e as empresas IP e Control P.

IP

A assembleia, envolvendo 23 trabalhadores da categoria com representações da matriz da empresa, Campinas e das filiais Limeira, Jundiaí, Sorocaba e Ribeirão Preto, visava aprovar a renovação de PLR e um acordo coletivo negociado entre o Sindpd e a empresa.

O PLR, referente ao ano de 2019, foi aprovado por unanimidade e teve sua data de pagamento prorrogada até 31 de dezembro deste ano, por conta dos acontecimentos relativos ao novo coronavírus.

O acordo coletivo, também firmado por causa do coronavírus, e refere-se a diminuição de jornada de trabalho e salário em 50% para ambos, se vier a ser necessário, além disso, o acordo também protege o trabalhador, não podendo ser demitido em período de pandemia. Ao final, houve uma votação que aprovou o acordo por unanimidade.

"Estamos fazendo tudo para ajudar os trabalhadores", disse a diretora sindical Loide Mara Belchior, que representou o Sindpd nas negociações.

Já um dos funcionários da IP aproveitou o momento para enfatizar o trabalho feito pelo sindicato. "O Sindpd tem nos apoiado e ajudado os trabalhadores nesses tempos difíceis, agradeço muito em nome de todos nós, pelo diálogo", disse.

Control P

A proposta de acordo coletivo negociado entre o Sindpd e a empresa visa a redução de salário e jornada em 50% para ambos pelo prazo de 90 dias, podendo ser reduzido ou ampliado conforme o quadro da pandemia. Os 43 trabalhadores da categoria não perderão seus benefícios e têm a segurança de não poderem ser demitidos nesse período. O acordo foi aprovado por unanimidade.

O diretor sindical, Paulo Cesar de Almeida, que representou o Sindpd na assembleia, orientou a todos buscarem mais informações sobre seus direitos previstos nas 75 cláusulas da Convenção Coletiva, que protege o trabalhador. Também tirou dúvidas dos presentes sobre seguro desemprego e ajuda compensatória e outros assuntos relacionados, além de indicar o trabalho do Sindpd e sua importância, sobretudo em momentos como esse.

"O sindicato discute em seus acordos todas as opções com a empresa para evitar suspensões, demissões. Temos trabalhado incessantemente, baseados nas medidas previstas em nossa Convenção Coletiva, em busca dos direitos, para que o trabalhador não saia prejudicado, mais do que a pandemia prejudica" afirmou o diretor.

O vice-presidente do Sindpd, João Antônio Silva, participou da assembleia e garantiu o compromisso do Sindpd com a categoria. "Diante desta pandemia, todos os trabalhadores estão recebendo atenção especial para que não perca seus direitos", disse o vice-presidente.