08 de Janeiro de 2020
Pesquisa global mostra que IA terá ampla adoção em 2020

De acordo com a nova pesquisa global da IBM sobre a adoção da IA, "Dos obstáculos à escala: a disparada global à IA" (From Roadblock to Scale: The Global Sprint to AI), a Inteligência Artificial está crescendo rapidamente nos negócios, à medida que as barreiras à sua adoção vão diminuindo.

A pesquisa considerou respostas de 4.514 líderes de grandes organizações de diferentes países, não apenas para identificar a implantação global da IA, mas também para determinar o que a está impulsionando. Algumas conclusões foram:

? 3 em cada 4 empresas estão explorando ou implementando a IA: em todos os setores, os líderes empresariais já implantaram a IA (34%) ou estão evoluindo as fases exploratórias com a IA (39%).

? Conhecimento, dados e ferramentas representam os maiores obstáculos: 37% dos entrevistados citaram o conhecimento ou a experiência limitada em IA como um obstáculo para a adoção bem-sucedida de IA em seus negócios, seguido pela crescente complexidade e silos de dados (31%) e a falta de ferramentas para o desenvolvimento de modelos de IA (26 %).

? A confiança é o fator mais crítico para a implementação de IA: globalmente, 78% dos entrevistados em todos os países pesquisados disseram que é 'muito' ou 'criticamente importante' que eles possam confiar que seus modelos de IA sejam construídos de forma justa, segura e confiável.

A pesquisa conclui que, se 3 em cada 4 empresas já entraram no jogo da Inteligência Artificial, 2020 será o ano em que a adoção da IA decolará e mudará o cenário dos negócios globais.

Podemos esperar que 2020 seja o ano em que a IA toque todas as partes dos negócios e, por sua vez, todas as partes de nossa vida diária olhando alguns exemplos recentes de como a IBM ajudou a USTA a transformar a experiência dos fãs de tênis no US Open com IA; como contribuiu para construir o primeiro companheiro de astronautas com IA do mundo; ou fornecendo insights profundos com IA para ajudar a Elaw, empresa especializada no desenvolvimento de soluções corporativas para gestão jurídica, a tomar decisões mais bem informadas, com uma solução de análise de contratos que fez com que o prazo de SLA (Service Level Agreement, obrigatório em prestação de serviços de TI) caísse de 10 dias para menos de dois minutos por meio da inteligência artificial.

Fonte: TIinside
Link: Pesquisa global mostra que IA terá ampla adoção em 2020