07 de Agosto de 2019
Portugal concede visto para profissionais do mercado de TI
O Tech Visa mira nos brasileiros para Portugal se tornar polo tecnológico

O visto especial chamado de Tech Visa, tem a intenção de atrair profissionais de tecnologia provenientes de fora da União Europeia. Com esta medida, Portugal tenta se consolidar como polo tecnológico, após um período de desemprego e recuperação econômica.

O Tech Visa é considerado um visto menos burocrático por ter uma fila especial para a análise dos processos, estima-se que o grande alvo sejam os brasileiros profissionais de TI, por conta da proximidade cultural com o país ibérico.

As empresas que forem selecionadas pelo Tech Visa, necessitam demonstrar que tem potencial de crescimento para mercados externos com conceitos inovadores. Nos cinco primeiros meses em vigor, 85 empresas já se credenciaram e outras estão em processo de análise no governo português.

O candidato para se tornar elegível, deve ser recrutado por empresas que tenham adotado o programa junto ao Ministério da Economia português. Confira como deve ser o processo para outras categorias:

Estudante - No Ensino Superior, é válido para cursos de graduação e pós.

Trabalhador - É necessário ter um contrato ou promessa de trabalho.

Investidor - É necessário abrir uma empresa em Portugal. É preciso demonstrar a relevância e viabilidade do negócio.

Aposentado - É preciso comprovar renda mensal de pelos menos ? 600.

Gold - Autorização de residência para quem investir em imóvel de ? 500 mil ou criar uma empresa com 10 empregados.

Texto adaptado por Isis Torres
Fonte: Folha de São Paulo - Giuliana Miranda
L
ink: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/08/com-visto-tecnologico-portugal-quer-profissionais-de-ti-brasileiros.shtml