03 de Março de 2023
Posicionamento sobre as demissões em massa no setor de TI
Não podemos permitir que as empresas façam o que querem sem respeitar os direitos dos trabalhadores. Juntos podemos mudar essa realidade e garantir que nossos direitos sejam respeitados.

Caros trabalhadores e trabalhadoras do setor de tecnologia,

É com preocupação que recebemos as notícias sobre as demissões em massa que estão ocorrendo em várias empresas do setor de tecnologia. Infelizmente, muitas dessas empresas não estão na base do Sindpd por causa de fraudes na atividade principal da empresa, o que as faz fugir do enquadramento sindical e do cumprimento da convenção coletiva do Sindpd SP.

Sabemos que essa situação é preocupante, pois muitos trabalhadores acabam sendo prejudicados e ficam sem proteção sindical em momentos difíceis como esse. No entanto, mesmo diante dessa dificuldade, o Sindpd tem tomado medidas para garantir os direitos dos trabalhadores que estão em nossa base.

É importante lembrar que a reforma trabalhista de 2017 trouxe alterações significativas no que diz respeito às demissões em massa. Agora, as empresas precisam apenas informar ao sindicato da categoria profissional e ao Ministério do Trabalho e Emprego com antecedência sobre a ocorrência do evento, bem como apresentar a lista dos empregados que serão dispensados. Antes da Reforma, as empresas tinham que negociar as condições da dispensa em massa com o sindicato.

Caso a empresa opte pelo layoff (redução da jornada e salário) é obrigatório que as empresas negociem com o sindicato e a aprovação dos trabalhadores em assembleia.

Ressaltamos que estamos acompanhando as denúncias também por sites como o Layoff Brasil, que faz um brilhante trabalho em denunciar casos de demissões em massa e layoff no país.

Até agora, recebemos denúncias de dois casos de empresas que estão na base do Sindpd e que já estão sendo apurados e as providências tomadas. Ressaltamos que estamos trabalhando incansavelmente para garantir que os direitos desses trabalhadores sejam respeitados.

É importante lembrar que a luta pela revogação da reforma trabalhista é mais importante do que nunca. O Sindpd é filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que tem como presidente Antonio Neto, e juntos estamos trabalhando para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

Pedimos a todos os trabalhadores da base do Sindpd que estão sendo alvo ou conhecem casos de demissão em massa que denunciem para o email [email protected]. Juntos podemos lutar pelos nossos direitos e garantir um futuro melhor para todos os trabalhadores do setor de tecnologia.

E o mais importante: participem e se filiem ao Sindpd para fortalecer a luta e resistência contra os retrocessos!

Contem conosco!

Diretoria do Sindpd.