11 de Fevereiro de 2020
Prefeitura de São Paulo quer retirar direitos dos trabalhadores
Decisão da JOF - Junta Orçamentária-Financeira leva diferentes sindicatos se unirem na defesa dos servidores municipais

No final de 2019, as empresas municipais receberam a ordem de acabar, a partir de 2020, com os direitos trabalhistas garantidos por meio dos Acordos Coletivos de Trabalho, negociados com os sindicatos que representam estas categorias.

O Sindpd é responsável por representar os trabalhadores de uma das principais empresas municipais, a PRODAM. A empresa atua nas soluções em tecnologia da informação e comunicação para a prefeitura paulistana.

O sindicato dos trabalhadores de TI já apresentou a proposta de renovação do acordo coletivo e está aguardando o retorno da prefeitura acerca da pauta apresentada. É importante esclarecer que a data-base dos trabalhadores da PRODAM, 01º de janeiro, é diferente dos demais funcionários do serviço municipal.

Segundo o vice-presidente do Sindpd, João Antônio, a relação com a empresa sempre foi de "ganha-ganha", com importantes conquistas ao longo de muitos anos aos trabalhadores e com a compreensão do sindicato nas negociações em momentos de dificuldade.

"Sempre foi uma relação saudável, tivemos conquistas históricas com muita luta, mas sempre também buscamos compreender os momentos de dificuldade, mas agora é diferente. Não há crise! É retirada de direitos! Querem retirar direitos de trabalhadores de um serviço público de excelência", afirmou o vice-presidente do Sindpd.

Buscando fortalecer a luta e a resistência pelas conquistas, o fórum de representantes dos trabalhadores nas empresas, eleitos pela base, convidou o Sindpd e outros cinco sindicatos na defesa dos empregados municipais. Esses sindicatos são responsáveis pelos trabalhadores de empresas como a COHAB, SPTurismo, SPUrbanismo, SPObras, SPTrans e CET.

"Essa unidade dos sindicatos é fundamental para fortalecer a luta dos trabalhadores. É através da luta que vamos conseguir resistir a retira de direitos! Não tem outra alternativa a não ser conscientizar os funcionários e mostrar que juntos somos mais fortes", disse João Antônio.

Segue na íntegra a nota do Fórum Sindical: