25 de Maio de 2021
Profissionais acreditam que voltar ao escritório será difícil e estranho
Pesquisa mostra ainda que muitos não querem abrir mão das roupas confortáveis que vêm usando para trabalhar em casa

Já faz pouco mais de um ano que o home office foi adotado por boa parte das empresas no Brasil e no mundo. Aos poucos, algumas companhias começam a regressar ao trabalho presencial, mas esse retorno ao escritório será difícil e estranho para boa parte dos profissionais consultados em uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento executivo Korn Ferry.

Mais de dois terços dos 581 profissionais ouvidos nos Estados Unidos (70%) dizem que trabalhar remotamente é o novo normal e retornar à rotina do escritório será "difícil" e "estranho". Mais da metade (55%) afirma que a ideia de voltar para o escritório, em vez de trabalhar em casa, gera um estresse, mas a maioria sente que pode não ter escolha.

Entre os entrevistados, 58% dizem que admitir ao chefe que preferem continuar trabalhando remotamente pode prejudicar suas chances de ascensão profissional.

Quase três quartos dos entrevistados (74%) dizem que têm mais energia e foco quando trabalham em casa em vez do escritório, e quase metade dos profissionais (49%) dizem que recusariam uma oferta de emprego se fossem obrigados a trabalhar no escritório em tempo integral.

A pesquisa também constatou que os profissionais estão reticentes em abrir mão das roupas confortáveis que usam ao trabalhar em casa. Metade (50%) afirma que pretende se vestir de maneira mais casual quando voltar ao escritório. As viagens a trabalho também geram ansiedade no atual momento, revelou outro levantamento feito pela Korn Ferry.

Embora a maioria dos profissionais anseie por viajar a trabalho quando for novamente permitido, muitos ainda têm preocupação com esse retorno. Mais de três quartos dos entrevistados (76%) dizem que sentem falta de viajar a trabalho, com 41% dizendo que sentem muita falta. Quase dois terços (65%) dizem que são mais eficazes em seus trabalhos quando têm permissão para viajar, e 93% dizem que reuniões pessoais com clientes e colegas criam melhores relações de trabalho de longo prazo.

No entanto, ainda há alguma hesitação sobre o retorno as rotinas pré-pandêmicas. Quase um quarto (24%) afirma ter medo de voltar a viajar devido a questões de saúde, mesmo quando estiver autorizado a fazê-lo. Dois terços (66%) dizem que as empresas devem exigir vacinas para os funcionários que retomarem as viagens.

Sarah Jensen Clayton, parceira de cliente sênior da Korn Ferry, disse em nota que, para muitos profissionais, as viagens de negócios são uma parte importante de como as pessoas formam fortes laços com colegas e clientes e como realizam o trabalho. "Conforme planejamos o futuro pós-pandemia, os líderes empresariais precisarão equilibrar a prioridade de proteger a segurança dos funcionários com os benefícios das reuniões pessoais, para garantir que as equipes sejam eficazes e saudáveis." Neste último levantamento a consultoria ouviu 808 profissionais nos Estados Unidos.