06 de Janeiro de 2021
Profissionais de TI aprovam e Sindpd vai buscar aumento real, licença-maternidade de 180 dias e manutenção de todas as conquistas
Em assembleia com mais de 1.400 participantes, trabalhadores também aprovaram a instituição da cláusula de adesão e o fim da carta de oposição

Ontem (15) foi realizada a Assembleia Geral da Campanha Salarial, pela primeira vez o encontro foi virtual e contou com a participação recorde de mais de 1.400 participantes e votantes.

"É gratificante ver a participação massiva da categoria. Este ano optamos por inovar, fizemos pela primeira vez a assembleia de forma virtual, não apenas por causa da pandemia, mas pela necessidade de nos renovarmos. Apostamos que o encontro virtual poderia garantir uma maior participação dos profissionais de TI, e pelo número de participantes foi um sucesso absoluto", avaliou o presidente Antonio Neto.

Na abertura da assembleia, Neto fez um balanço do difícil ano de 2020 para os trabalhadores, o presidente lembrou do desmonte dos direitos trabalhistas e das MP's do Governo Bolsonaro. O presidente do Sindpd também fez informes em relação ao sucesso das eleições do sindicato em 2020 e sobre a Campanha Salarial 2020, que segue em negociação devido a intransigência patronal em negociar com os trabalhadores.

"Tivemos que atuar em meio a uma situação extremamente nova, lutando para regulamentar a situação dos trabalhadores em meio as Medidas Provisórias. Dentro desse contexto, tivemos que inovar e, diante da necessidade de isolamento, estabelecemos as assembleias digitais. ", pontuou o presidente do sindicato.

As soluções adotadas pelo Sindpd foram mencionadas com destaque durante a assembleia. Os encontros virtuais com os trabalhadores de empresas que fizeram acordos com o sindicato mostraram a capacidade do Sindpd se reinventar. Durante a pandemia foram realizadas mais de 591 reuniões digitais, beneficiamento mais de 50 mil trabalhadores e com a participação de mais 70% dos convocados.

Neto fez um resgate de todas as cláusulas da Convenção Coletiva do Sindpd, mostrando cada uma delas e como elas asseguram direitos superiores aos trabalhadores de tecnologia da informação do estado de São Paulo, entre as quais as conquistas da categoria como a jornada de 40 horas semanais de trabalho, PLR, auxílio refeição e o auxílio creche para mães e pais. Além disso, foram esclarecidas diversas dúvidas dos trabalhadores, que puderam entrar em contato por meio do nosso serviço de WhatsApp, Sindpd Digital.

Entre as novidades da proposta aprovada para a Convenção Coletiva de Trabalho 2021 estão:

Reajuste salarial - INPC + 2% em 2021: Reajuste salarial e dos pisos salariais com percentual do INPC do período acrescido de 2% (dois por cento).

Auxílio Refeição: Reajuste para R$25,00 para o ano de 2021.

Licença-maternidade: Aumento de 120 para 180 dias de licença para as futuras mamães.

Cláusula de adesão: Fim da carta de oposição pela criação do termo de adesão às cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho conquistadas pelo Sindpd.

Sobre o fim da Carta de Oposição, Neto comentou: "Não há mais Carta de Oposição, de agora em diante os trabalhadores vão se movimentar para aderir as conquistas do sindicato e as muitas vantagens trazidas pela adesão".

A votação mostrou o amplo apoio dos profissionais da categoria à pauta apresentada. Com 97% votos, a pauta foi aprovada pelos participantes e seguirá para a mesa de negociação com o sindicato patronal, Seprosp.

Ao final da votação o presidente do sindicato se mostrou satisfeito com o resultado e reafirmou a importância da participação dos trabalhadores e da unidade da categoria na luta pela manutenção e por novas conquistas do Sindpd. "Nós queremos que o trabalhador participe da luta, para que a categoria se torne cada vez mais organizada e combativa, sendo sempre protagonista da luta. Nós temos um compromisso com cada um e todos, NÃO VAMOS ACEITAR NENHUM DIREITO A MENOS. Está difícil para todos, mas sobretudo para os trabalhadores. Vamos juntos conquistar a manutenção das nossas cláusulas, o aumento real e a licença maternidade para dar mais dignidade para as nossas futuras mamães" finalizou o presidente.