13 de Agosto de 2019
Profissionais de TI e de dados terão mais espaço na indústria até 2023
Atividades ligadas à tecnologia despontam, estima-se que a alta será de 22% para condutor de robôs

Profissões ligadas à tecnologia estão na lista das que mais vão crescer nos próximos anos, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre os destaques do levantamento, estão: condutor de processos robotizados (estima-se 22,4% de aumento nas vagas disponíveis, enquanto o crescimento médio projetado para as ocupações industriais será de cerca de 8,5%); técnicos em mecânica veicular (19,9%), engenheiros ambientais e afins (19,4%), pesquisadores de engenharia e tecnologia (17,9%) e profissionais de planejamento, programação e controles logísticos (17,3%).

Logística e transportes

O Mapa também apontou as formações técnicas que trarão mais oportunidades para os profissionais: logística e transporte. Ambas exigirão a capacitação de 495.161 trabalhadores nos próximos três anos.

Qualificação

O levantamento também apontou as ocupações em alta que exigirão qualificação profissional constante nos próximos três anos.

Entre elas, estão: preparadores e operadores de máquinas-ferramenta convencionais (232.094 profissionais a serem qualificados no período de três anos), operadores de máquinas para costura de peças do vestuário (195.016), mecânicos de manutenção de máquinas industriais (177.335), mecânicos de manutenção de veículos automotores (140.263), montadores de equipamentos eletroeletrônicos (128.751) e padeiros, confeiteiros e afins (122.076).

As demandas por esses profissionais vêm de diferentes áreas, para o diretor-geral do Senai, Rafael Luchesi, caberá ao profissional buscar mecanismos para se defender do futuro. Para ele, a esperada recuperação econômica para os próximos anos vai elevar o investimento das empresas em bens de capital (máquinas) embarcados com tecnologia de ponta. Por isso, o mercado vai exigir profissionais com maior qualificação.

Luchesi lembra que o interesse da indústria por profissionais com maior conhecimento tecnológico também tem ocorre no setor de serviços. Ele cita a área de saúde e seguros.

Pedro Almeida, ex-vice-presidente da área de vendas da IBM América Latina e sócio do Grupo Case, diz que o objetivo é permitir a prevenção na área de saúde.

- A tecnologia está mudando toda a indústria. Os softwares preditivos vão além da economia nos custos e permitem que o gestor de saúde possa dar um atendimento preventivo a colaboradores com probabilidades de maior risco futuro em saúde, melhorando a qualidade de vida.

Áreas com maior demanda por formação

1. Informática

2. Gestão

3. Construção