Notícias
Releases
27 de Junho de 2012
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Profissional de TI utiliza tempo livre para descansar e estudar
As mulheres da área consomem mais cultura do que os homens

Com a rotina de trabalho voltada para números, programação de códigos e solução de problemas, o profissional de TI vive um dia a dia estressante. Por isso, o descanso é uma das atividades preferidas dos trabalhadores da área. Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido do Sindicato de Trabalhadores de TI (Sindpd), 93% das pessoas afirmaram que gostam de descansar quando não estão trabalhando. Ir ao shopping aparece em segundo lugar com 79% da preferência.
 

Os entrevistados podiam escolher entre 10 opções de atividades que exercem no tempo livre, como ir a estádio de futebol e à igreja. Mais de uma alternativa poderia ser assinalada. Outra preferência em destaque foi o estudo. Como a profissão exige alta qualificação, 79% utilizam o tempo livre também para aumentarem seus conhecimentos. Entre jovens de 18 a 25 anos, o índice sobe para 81%. 

 

Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, a redução da jornada de trabalho, em vigor deste janeiro de 2011, contribui para que o trabalhador tenha uma rotina menos cansativa. "Já sabendo do cotidiano estressante do trabalhador de TI, lutamos para reduzir a jornada da categoria em 40 horas semanais. O profissional pode agora ficar mais em casa, descansando ou com a família. Além de ter mais tempo para estudar, já que a profissão exige que ele se mantenha sempre atualizado", afirmou. 

 

A pesquisa aponta ainda que as mulheres da categoria consomem mais cultura que os homens. 79% delas vão ao cinema regularmente e 73% afirmam ter o hábito de ler livros não didáticos. Enquanto entre eles, esses números caem para 72% e 58% respectivamente. 

Foram entrevistados profissionais da capital e do interior do estado de São Paulo, com renda, idade e escolaridade variadas. 

Compartilhe

LEIA TAMBÉM