12 de Junho de 2020
Sindpd continua garantindo direitos dos trabalhadores em assembleia online
Desta vez a Data Motion e a OpenText aprovaram os Acordos apresentados

O Sindpd valoriza o relacionamento com os trabalhadores da categoria de TI e mesmo diante a pandemia vem inovando com suas assembleias via videoconferência e realizando vários encontros semanais.

Entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12), os funcionários das empresas Data Motion e OpenText conheceram os Acordos negociados entre Sindpd e empresa e deliberaram de forma positiva, garantindo assim estabilidade de emprego e a manutenção dos direitos.

A proposta de Acordo feita para os envolvidos da Data Motion visava a redução de jornada de trabalho e salário em 70% de abril a junho deste ano, preservando todos os benefícios previamente oferecidos pela empresa, com exceção do vale-transporte aos trabalhadores que estão trabalhando em casa.

O documento traz também a garantia de empregos durante o período de vigência do Acordo e mais três meses a frente, somando seis meses de estabilidade. Caso não cumpridas as cláusulas do Acordo, a empresa poderá levar multa de 50% do salário do trabalhador e mais os custos previstos no Acordo.

Sandra Bueno, diretora do Sindpd, usou o espaço da assembleia para falar do trabalho do sindicato e tirar dúvidas dos trabalhadores presentes, que aprovaram, em sua maioria, pela vigência do Acordo.

Já a OpenText negociou com o Sindpd um Acordo que previa a redução temporária de salários sendo 5% para cargos com salários mais altos e 10% para cargos de diretoria. Os benefícios foram mantidos para a unidade da empresa no Brasil, diferente das unidades do México e do Canadá.

Além disso, o Acordo prevê a garantia dos empregos durante o período de pandemia, com exceção de motivos por justa causa, e mesmo assim serão situações acompanhadas pelo Sindpd, caso venha a acontecer.

A reunião foi aderida por mais de 90% dos funcionários, que aprovaram o Acordo apresentado e começa a valer já neste mês.

O diretor Sérgio Stolagli representou o Sindpd na assembleia e ficou satisfeito com o resultado, que além de aprovar o Acordo, contou com participação dos trabalhadores tirando dúvidas, inclusive sobre o dissídio coletivo, ponto de extremo interesse para a categoria. "O Sindpd está sempre presente, trabalhando por vocês e para vocês, mesmo em tempo de pandemia, são nossa prioridade", disse o diretor.

Patrícia Lopes, gerente de RH da empresa, apresentou as propostas junto com Stolagli e expressou positivamente o resultado da reunião. "Tivemos o privilégio de negociar com o Sindpd e chegamos a uma proposta final boa para os trabalhadores. Quero agradecer a participação do sindicato aqui, foi uma ótima conversa" disse a gerente.