Notícias
Notícias
17 de Setembro de 2019
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
TI puxa alta de 1,8% dos serviços de informação e comunicação em julho
No confronto com igual mês do ano passado, a alta foi de 3,8%, com avanço de 16,4% da procura por serviços de TI



Os serviços de informação e comunicação cresceram de 1,8% na passagem de junho para julho, com taxas positivas em todos os segmentos: 8,4% nos serviços de TI, 2,7% nos de audiovisual, 1,4% nos de TICs e 0,1% nos de telecomunicações. Na comparação com igual mês do ano passado, a alta foi de 3,8%, maior contribuição para o resultado de avanço de 0,8% nos serviços como um todo, como mostra a pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 12.

Segundo o IBGE, na comparação anual, os serviços de informação e comunicação recuperaram parte da perda de 2,2% verificada em junho. Ainda na comparação anual, os serviços de telecomunicações ainda estão negativos em 0,1%, assim como os serviços de audiovisual, com queda de 0,9%, porém os serviços de TI avançaram 16,4%. Os serviços de TICs também cresceram 4,5%.

A pesquisa aponta o aumento na receita das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; de suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI para justificar a alta nessas atividades. Também contribuíram para o desempenho positivo o aumento da procura por consultoria em tecnologia da informação e tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet.

No acumulado do ano, os serviços de informação e comunicação avançaram 2,8% frente a igual período do ano anterior, com expansão de dois segmentos: 13,6% nos serviços de TI e 3,9% nos de TICs. Os serviços de audiovisual recuaram 4,2% e de telecomunicações perderam 0,6%.

Nos últimos 12 meses, o crescimento dessa atividade cresceu 2,2%, com destaque para os serviços de TI, que cresceram 12%. Outro resultado positivo foi dos serviços de TICs, que avançaram 3,4%. Os serviços de audiovisual caíram 5,6% nesse período e os de telecomunicações apresentaram queda de 0,6%.

GANHO

De acordo com a pesquisa do IBGE, no mês de julho, o setor de serviços cresceu 0,8% em relação a junho, recuperando-se, portanto, do recuo observado em junho (-0,7%). No confronto com igual mês do ano anterior, o setor avançou 1,8%, alcançando, assim, a quarta taxa positiva não sequencial de 2019. No indicador acumulado de janeiro a julho de 2019, o volume de serviços mostrou expansão de 0,8%, com ligeiro ganho de dinamismo frente ao primeiro semestre deste ano (0,6%), ambas as comparações contra iguais períodos de 2018.

A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 0,7% em junho para 0,9% em julho de 2019, assinalou ganho de ritmo, mas ainda não mostra trajetória clara de recuperação, já que em maio chegou a avançar 1,1%.

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

FGTS
Conheça o Sindpd Digital
O Sindpd está no Instagram
PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade



Buscar
Reservas de colônias


NOTÍCIAS MAIS...

Colônia de Férias

Últimas do Convergência Digital


Últimas do IDG NOW

Sindpd com VC: Associe-se ao Sindpd e conheça todos os benefícios
Facebook do Neto

Zap Neto
Zap Neto

CSB Zap
CSB Zap
Homenagens - mulher
Homenagens - 75

HOMENAGENS
HOMENAGENS

FGTS
FGTS