Jurídico
28 de Novembro de 2019
Trabalhadores da BBTS filiados a Feittinf aceitam acordo sugerido pelo Tribunal Superior do Trabalho
Embora o texto tenha sido recusado em São Paulo, foi aprovado nas assembleias dos outros estados

Nas última terça-feira, 26, os funcionários da Banco do Brasil Tecnologia e Serviços realizaram assembleias para discutir a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho, que foi aceito após a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O resultado das reuniões, que ocorreram nos estados filiados à Feittinf, foi de 4 aprovações e uma rejeição. Dessa forma, os funcionários de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Alagoas votaram a favor, já São Paulo votou contra.

No texto apresentado pelo TST, foram mantidas as cláusulas sociais, muito importantes aos trabalhadores, porém três parágrafos foram retirados. Tais pontos se referem à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), estabilidade dos funcionários da Cobra do Rio de Janeiro e contratação em concurso público.

De acordo com Organizador por Local de Trabalho (OLT), Enver Pandovezzi, o próximo passo será se organizar para lutar por melhorias no próximo ano. "O plano de ação será lutar no ano que vem, na próxima campanha, para trazer de volta essas cláusulas. Este ano entendemos que era melhor manter um ACT, do que correr o risco de perder todo o acordo ".

O processo então se encerra após a assinatura, que formaliza a aceitação. O também OLT Wildston Xavier de Mesquita, comentou sobre o tema. "Aprovada a aceitação da proposta apresentada, tomaremos as providências para assinatura do acordo."