Notícias
Notícias
WhatsApp
18 de Dezembro de 2020
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Trabalhadores da Prodesp saem vitoriosos no processo do fretado de Taboão da Serra
Sindpd representa trabalhadores e vence importante processo no dia 11



Em processo protocolado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), o Sindpd conquistou a garantia dos fretados aos funcionários da Prodesp que seguiam diariamente de São Paulo para Taboão da Serra. Em agosto de 2019 o transporte havia sido extinguido pela empresa.

Na sentença, a relatora indicou que o Sindpd estava com razão e reforçou a legitimidade da ação do sindicato ao defender um direito da classe trabalhadora e volta do fretado para os trabalhadores da Prodesp que dependem desse serviço. Ainda na sentença, a relatora destaca: " Pois bem, de acordo com o artigo 458, § 2º, III, da CLT o "'...transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público?' não é considerado salário, sendo certo que a reclamada afirmou que o fornecimento do transporte para alguns empregados foi feito por mera liberdade".

Explica-se que o fornecimento do transporte fretado não tem caráter salarial e que no decurso do tempo de utilização, o fretado se tornou uma conquista do trabalhador, não podendo ser substituído ou incorporado ao vale-transporte.

Por fim, foi determinada uma multa diária de R$1.000,00 (hum mil reais) ao dia, em caso de descumprimento da decisão.

Para o advogado do Sindpd, Dr. José Eduardo Furlanetto, o jurídico do Sindpd vê essa conquista como um restabelecimento da justiça e como um bom encerramento de ano. "Esse é um direito adquirido dos trabalhadores de vários anos. É importante afirmar que a liberalidade é que integra o contrato de trabalho e não o oposto", afirmou.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz