Notícias
Notícias
WhatsApp
13 de Setembro de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Transição de carreira para TI: saiba como se tornar um profissional da tecnologia
As oportunidades no mercado de TI são abundantes e, por isso, existe um grande fluxo de migração de profissionais para essa área



O setor da tecnologia da informação está em franca expansão, com alta oferta de empregos e salários atraentes. Saiba como se tornar um profissional de TI e construir o futuro digital do país.

Diante da incerteza e volatilidade do mercado de trabalho em plena revolução digital, a forma como nossa carreira se desenvolve não segue mais um caminho ascendente e linear como na geração de nossos pais.

Leia também: Conheça as 5 profissões em alta no mercado da tecnologia

E, mesmo com todas as incertezas do futuro, mais do que nunca podemos desfrutar da possibilidade de mudar de profissão a qualquer momento de nossas vidas e mergulhar numa área completamente nova e que está em franca expansão.

Para tanto, uma série de fatores e características serão decisivos para o resultado de uma transição de carreira, como o conhecimento da área, a atuação que mais se identifica e um bom plano de voo. Trouxemos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para decidir e planejar sua transição de carreira.

Transição de carreira para TI

As oportunidades no mercado de TI são abundantes e, por isso, existe um grande fluxo de migração de profissionais para essa área. Mas não se preocupe com a concorrência: a quantidade de oferta de emprego é enorme justamente pelo rápido avanço da tecnologia.

Praticamente tudo o que fazemos no nosso dia a dia envolve algum tipo de processo digital. Esse cenário foi potencializado com o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19, que obrigou as poucas empresas ainda não digitalizadas a atualizarem seus métodos para continuar suas atividades.

Além disso, outros fatores colaboram com a explosão de vagas: desenvolvimento de novas soluções, demandas por segurança cibernética, inteligência artificial, entre outras. A realidade é que as barreiras que separam o mundo físico do mundo virtual estão cada vez mais sublimes. E, portanto, profissionais capacitados para pavimentar o futuro digital do país estão sendo altamente requisitados.

Conheça o mercado

O primeiro passo para o planejamento da sua transição de carreira é conhecer bem o mercado de TI e saber como estão os investimentos e negociações internas neste segmento, os movimentos sindicais e a cultura desse nicho de atuação.

Por exemplo, o setor brasileiro da tecnologia segue em franca ascensão, contabilizando uma receita de R$348,2 bilhões em 2023. Com esses números, a estimativa é que faltem profissionais qualificados até 2025 para cobrir as novas demandas oriundas do rápido crescimento tecnológico, indicando um maior número de ofertas de empregos, mas que exigem qualificações mais avançadas.

A expansão do mercado também tem aberto as portas para a diversidade. Embora predominantemente masculino, a alta oferta de emprego somada às políticas afirmativas de combate às desigualdades tem transformado esse cenário.

Confira: Novas tecnologias devem gerar 800 mil empregos na área de TI no Brasil até 2025

Dentre as áreas com maior demanda no mercado de TI, a cibersegurança se destaca. Ela é o nicho que cuida de toda a estrutura de proteção e defesa digital. Com a LGPD, bancos e investimentos digitais, criptomoedas, Inteligência Artificial e outras novas tecnologias, a necessidade por segurança de dados é cada vez maior.

Com o surgimento de tais tecnologias, novas vagas também emergem com expectativas para as áreas: criativa, análise, gestão, segurança, desenvolvimento e programação. Portanto, a busca por formações específicas também tende a ganhar atenção especial, pois especializações em funções e softwares determinados têm sido muito valorizadas.

Além disso, a conectividade, a automação e o alinhamento entre humano e digital são pautas que já estão em desenvolvimento e prometem ganhar mais espaço com o avanço da inteligência artificial, internet das coisas e hiper automação.

Outros pontos que devem ser respondidos durante a pesquisa de mercado para uma transição de carreira são:

- Quais especialidades são mais requisitadas e mais bem pagas?
- Qual área de tecnologia da informação está em maior expansão?
- Quais são as áreas com maior número de oportunidades?
- Qual a expectativa de salário nas áreas escolhidas?
- Quais segmentos se afinizam com suas experiências anteriores?
- Em qual área suas habilidades e preferência melhor se expressam?

Tenha um plano de desenvolvimento

Escolha a área de interesse

Depois de fazer uma boa pesquisa do mercado de TI e conhecer quais as áreas que mais contratam e quais pagam melhor, é o momento de sentar-se para desenhar seu plano de ação.

Você pode tomar sua experiência prévia como ponto de partida. Ou seja, module a direção da sua jornada de desenvolvimento de forma que suas preferências e habilidades sejam proveitosas no caminho. Desta forma, você não estará começando do zero.

A partir daí, é possível escolher qual área você terá maior afinidade

Escolha cursos e certificações iniciantes

Cursos e certificações iniciais serão cruciais para aquisição de conhecimento e familiaridade com a área eleita, além de proporcionarem oportunidades de trabalho, participações em projetos e até a realização de networking.

No entanto, uma vez decidida a nova área de atuação e feito os primeiros cursos, vale a pena considerar um curso de nível superior - seja um tecnólogo ou uma graduação - para aprimoramento de habilidades e ampliação das oportunidades. Desta forma, mesmo sem vivência na área, é possível desenvolver uma base sólida nos fundamentos teóricos e princípios práticos da tecnologia da informação.

Em um segundo momento, considere cursos especializantes e certificações avançadas.

Organize-se financeiramente

A organização financeira para uma transição de carreira é fundamental. Afinal, sair de uma área consolidada onde há certa estabilidade para uma nova atuação compreende um grande desafio. Portanto, para que nenhum lado fique desfalcado e essa tomada de decisão venha através de passos consistentes, é preciso ter um fundo de reserva.

- Estipule um período para realizar a transição
- Calcule o seu custo de vida mensal e faça as contas do montante necessário para manter o período de mudança
- Reserve o valor dos cursos realizados dentro do período
- Garanta uma fonte de renda durante o período para não depender exclusivamente da reserva

Construa projetos pessoais/portfólio

Aproveite para praticar as lições tomadas nos cursos de capacitação desenvolvendo projetos pessoais para seu portfólio. Outra possibilidade é se envolver e/ou organizar projetos com seus colegas de curso para praticar os conhecimentos adquiridos, além de desenvolver o trabalho em equipe em TI.

Prontifique-se também para participar de trabalhos voluntários dentro da sua nova área de atuação, além de disponibilizar para projetos pontuais e serviços freelancers. Com essas investidas, é possível elaborar um bom portfólio para se destacar diante da concorrência na disputa por oportunidade de trabalho.

Conecte-se com profissionais da área

Agora que você já tem um plano consistente e sabe como dar os próximos passos na direção de sua nova carreira, já pode se colocar à disposição do mercado ao se conectar com os profissionais da área. Uma boa pedida é encontrar alguém de confiança que possa ser seu mentor na busca por novas oportunidades.

A tutela de uma amizade mais experiente na área de TI pode ser profundamente benéfica para seu crescimento profissional ao fornecer orientações, conselhos práticos e insights sobre o mercado.

Além de uma mentoria, é essencial uma boa rede de contatos profissionais. Conhecer pessoas de diferentes áreas e até mesmo de diferentes setores pode abrir as portas para indicações, parcerias e participações em projetos relevantes.

Resiliência e adaptabilidade

Por fim, é imprescindível que seu mental e seu emocional estejam alinhados e prontos para atravessar fases desafiadoras. Afinal, uma transição de carreira não é um caminho fácil.

Perseverar e ser resiliente diante das dificuldades será um fator decisivo para o seu sucesso. Além disso, muitas dinâmicas novas tendem a se revelar no caminho. Lembre-se que você estará apenas no começo de uma longa jornada e as particularidades da sua nova profissão logo surgirão pedindo jogo-de-cintura.

A capacidade de adaptação também será favorável ao assumir novos cargos e abraçar as oportunidades profissionais. Algumas áreas de TI, em especial aquelas que prestam consultorias, lidam com diferentes projetos e clientes e a flexibilidade é uma Soft Skill altamente requerida neste mercado.

Saiba mais: Sindplay disponibiliza cursos de Saúde Mental e Soft Skills para alunos; saiba


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia denuncia vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo PCDs reduz