11 de Junho de 2021
Volkswagen paralisa fábricas de SP e Paraná por falta de chips
No fim de maio, multinacional havia divulgado outra suspensão de operações nos dois estados

A montadora Volskwagen anunciou nesta sexta-feira (11) que irá suspender em 21 de junho as operações de três de suas quatro fábricas no Brasil.

As operações das fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e de São José dos Pinhais (PR) serão interrompidas por dez dias.

Esta é a segunda paralisação realizada pela empresa neste ano. No fim de maio, a multinacional havia divulgado a suspensão, também por dez dias, da produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP).

O motivo, segundo a companhia, ainda é o mesmo: escassez de semicondutores.

"Novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil", disse em comunicado.

A pandemia agravou a crise de falta de insumos, que tem gerado gargalos em diferentes etapas de produção industrial, com impacto severo na indústria automotiva.

De acordo com a empresa, a falta de semicondutores tem provocado adaptações em toda a indústria automobilística e afetado as marcas do Grupo Volkswagen.

"O cenário atual não demostra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips", disse em nota.

A empresa não informa quantos funcionários trabalham nas unidades que terão a produção interrompida, apenas diz que emprega 13.500 trabalhadores em suas quatro fábricas no Brasil.

Fonte: Folha de S. Paulo