Notícias
Jurídico
WhatsApp
11 de Dezembro de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Sindpd multa TOTVS por prática antissindical
Empresa incentivou trabalhadores entregar carta de oposição após vitórias do Sindpd no tribunal contra gigante de tecnologia



O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) notificou e multou a TOTVS por práticas antissindicais e violação das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A empresa, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, tem agido de forma a incentivar os trabalhadores a entregar a carta de oposição à Contribuição Assistencial, contrariando diretamente as normativas acordadas em Convenção Coletiva de Trabalho, prejudicando os trabalhadores e enfraquecendo sua representatividade.

A CCT vigente, assinada entre o Sindpd e as empresas do setor, estabelece, entre outras disposições, a vedação de qualquer prática que interfira na liberdade dos trabalhadores de contribuírem ou não com a sustentação financeira sindicato. A Convenção é explicita:

"Fica vedada às empresas e ao sindicato da categoria econômica, sob pena de configurar prática antissindical, a realização de quaisquer manifestações, atos, campanhas, receber oposições internamente ou condutas similares no sentido de incentivar ou instigar os trabalhadores não filiados ao Sindicato apresentarem o seu direito de oposição."

LEIA: Trabalhador de TI, você sabia que pode ter uma indenização para receber?

Essa cláusula visa garantir que os trabalhadores possam tomar suas decisões de forma livre e sem pressões, especialmente no que diz respeito à contribuição assistencial ao sindicato. Contudo, a TOTVS tem praticado ações que infringem esse direito, de forma a incentivar ou pressionar os trabalhadores a se oporem ao desconto da contribuição sindical.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Nota Técnica 09/CONALIS, tem reforçado o caráter ilegal dessas práticas. O documento destaca, de forma clara, que:

1 - Vedação à Interferência do Empregador

- O empregador não pode exigir, impor ou condicionar a forma, o tempo ou o local para o exercício do direito de oposição à contribuição assistencial.

- É proibido que o departamento pessoal da empresa realize o procedimento de forma controlada ou colete as cartas de oposição dentro da própria empresa, principalmente de forma virtual.

2 - Ato Antissindical

- Qualquer ação de auxílio, comunicação ou estímulo ao trabalhador para que se oponha ao desconto da contribuição assistencial pode ser considerada interferência indevida e prática antissindical.

- A decisão sobre o exercício do direito de oposição cabe exclusivamente à assembleia dos trabalhadores, respeitando a autonomia privada coletiva.

Infelizmente, a TOTVS tem desrespeitado essas normas, como ficou claro na notificação que a empresa recebeu por descumprir a Convenção Coletiva de Trabalho. E caso não suspenda imediatamente essas práticas ilegais, será denunciada ao Ministério Público do Trabalho e à Justiça do Trabalho para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Sabemos que tais práticas não são fruto do acaso. O Sindpd obteve uma série de vitórias importantes contra a TOTVS, como a reintegração de trabalhadoras demitidas de forma arbitrária e a vitória contra a demissão em massa na empresa. Essa última conquista foi fundamental para garantir que direitos dos trabalhadores fossem respeitados, o que explica, em parte, a prática antissindical adotada pela TOTVS.

A prática de enfraquecer a organização sindical é uma estratégia comum de empresas que buscam enfraquecer a defesa dos direitos dos trabalhadores, principalmente quando estas tentam cortar direitos ou demitir ilegalmente. Afastar os trabalhadores do sindicato facilita ações prejudiciais, como a retirada de benefícios ou até mesmo a realização de demissões em massa sem qualquer amparo legal.

Um sindicato enfraquecido é caminho aberto para a empresa rasgar a legislação e a Convenção Coletiva de Trabalho, por isso, é fundamental que os trabalhadores fortaleçam, participem e denuncie para o Sindpd os descumprimentos e ilegalidades da empresa para que possamos atuar. (Fale conosco clicando aqui)

Para mais informações sobre as vitórias do Sindpd, veja também nossas recentes ações:

Sindpd aciona Totvs na Justiça por demissões em massa de trabalhadores

Totvs é obrigada a reintegrar funcionária demitida após ação do Sindpd

Após ação do Sindpd, Justiça manda TOTVS reintegrar funcionária demitida enquanto tratava esclerose múltipla

Totvs é condenada por demissão em massa na Justiça do Trabalho após ação do Sindpd


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia denuncia vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo PCDs reduz