Matéria publicada pelo site Tecmundo afirma que nesta terça-feira (11) um suposto vazamento de dados de clientes do Banco Neon foi divulgado em fóruns online, incluindo fotos, vídeos e textos que confirmam a captura de informações sensíveis.
A publicação com o título “Quanto vale 30 milhões de dados de um banco brasileiro?” traz informações de 30.825.019 milhões de clientes, incluindo CPF, CNPJ, nome completo, sexo, e-mail, CEP, telefone, profissão, perfil da conta, situação na Receita Federal, nome da mãe, renda, saldo, número da conta e fotos de documentos. Dados como solicitações, notificações e histórico de compras e modelo de celular em que o aplicativo foi instalado também foram divulgados, segundo a reportagem.
TRT mantém condenação contra empresa do Mercado Livre, entenda
O perfil do suposto cibercriminoso responsável pela publicação sobre o vazamento teria divulgado um vídeo revelando os detalhes das informações capturadas, porém sem colocar um preço pelo pacote completo.
Por meio de nota, o banco Neon confirmou que houve vazamento e respondeu ao site TecMundo:
“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação das autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”.
O banco não confirma o número de 30 milhões de clientes vazados e informou que há uma investigação para apurar o crime.
De acordo com o Tecmundo, uma fonte anônima confirma a veracidade do vazamento e diz que os dados se referem ao “sistema de Backoffice” do Neon.
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)