27 de Março de 2024
Sindpd fará ato para lançar campanha pelo cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência
Show de descaso: sindicato fez levantamento e constatou que 1/4 das empresas de TI de São Paulo ignoram completamente a legislação

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) promove, na próxima terça-feira (02/04), às 11h, um ato em frente à TIVIT, na Zona Sul da capital paulista, para lançar a campanha 'Empresa legal, inclusão real', iniciativa criada para combater descumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (PCD's) por parte das empresas de TI do estado.

A data do lançamento da campanha foi escolhida por ser o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, importante marco na luta pela inclusão. O Sindpd estará em frente à sede da TIVIT para denunciar o descumprimento da Lei de Cotas por parte da empresa e exigir ações concretas para corrigir essa situação inaceitável.

LEIA: Seminário reúne mulheres para debater inclusão feminina no setor de TI; saiba como foi

O sindicato constatou - a partir de dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho - uma realidade chocante no setor de TI paulista em relação à Lei de Cotas para PCD's. Das 418 empresas enquadradas pela lei, 192 delas cumprem menos do que 30% da cota estabelecida pela lei. Ainda pior: 107 organizações simplesmente ignoram completamente a legislação, não possuindo nenhuma pessoa com deficiência em seu quadro de funcionários.

O descumprimento generalizado da legislação envolve empresas renomadas como a própria TIVIT, Mercado Livre, HCL, Zup (Itaú), e até mesmo a IMA (Empresa pública de Campinas). Além do descumprimento da cota, também há denúncias de que existem empresas que estão dificultando o acesso de funcionários ao auxílio para filhos com deficiência - cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria em São Paulo, que tem peso de lei.

É importante dizer que algumas dessas empresas de TI fazem campanhas ostensivas de diversidade e inclusão nas redes sociais, enquanto na prática não cumprem efetivamente a legislação, criada justamente para garantir oportunidades iguais para todos.

"Não se trata apenas do preenchimento das vagas, mas de entender a lei como uma política de inclusão. As empresas devem buscar criar oportunidades através do investimento em qualificação profissional. É hora de pressionar as empresas e garantir que elas não apenas falem sobre diversidade e inclusão, mas também atuem de fato", argumenta o presidente do Sindpd-SP, Antonio Neto.

Convocamos todos os trabalhadores da categoria a se juntarem a nós nessa manifestação, demonstrando solidariedade e apoio à causa da inclusão real e do cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência.

Serviço:

Ato de Lançamento da Campanha "Empresa Legal, Inclusão Real; Cumpra a cota, faça a diferença"

Data: 02/04/24 (próxima terça-feira)
Horário: 11h
Local: Sede da TIVIT - R. Bento Branco de Andrade Filho, 621 - Jardim Dom Bosco, Zona Sul de São Paulo