13 de Junho de 2023
Stefanini: campo de batalha será na Justiça e mobilização dos trabalhadores
Hiato entre reivindicações dos trabalhadores e pouca disposição de empresa em ceder direitos devidos impedem negociações

O Comitê de Negociação do Sindpd se reuniu duas vezes com os representantes do Grupo Stefanini com o intuito de buscar uma solução negociada para os problemas na empresa, que já renderam, até o momento, três processos na Justiça do Trabalho.

Há, no entanto, um penhasco entre o que é devido pela empresa aos trabalhadores e o que ela está disposta a pagar. Sendo assim, a decisão do Sindpd é de manter toda a ação de mobilização para lutar pelos nossos direitos referentes a 2023, além da solução dos problemas existentes, e buscar na Justiça toda lesão que foi cometida contra os funcionários e à Convenção Coletiva da categoria.

Um dos pontos que mais evidenciam essa situação é a negociação da PLR, onde a empresa desembolsou 2 salários - durante cinco anos - para gestores e oferece R$ 300,00 para os demais funcionários da empresa, com condicionantes praticamente impossíveis de serem alcançados.

Há mais de 10 anos a empresa desrespeita os trabalhadores e o sindicato ao tergiversar sobre a implantação da PLR. Nesse ponto, o Sindpd já ganhou o pagamento de multa, restando apenas tramites finais do processo. Em outra frente, já ingressamos com ação de multa para a não aplicação da PLR de 2019 e 2022, além do pedido de extensão do pagamento dos gerentes para os demais.

Além disso, e não menos grave, são as incontáveis ações de práticas antissindicais efetuadas pela direção da empresa, em ataque frontal à organização sindical e à soberania e independência das decisões assembleares da categoria, a exemplo da pressão de alguns gestores para os trabalhadores saírem de grupos de comunicação do Sindpd. Isso é inaceitável!

Portanto, vamos reforçar a luta e a mobilização. Somente a participação dos trabalhadores irá romper com esse ciclo de descaso, desrespeito e insensibilidade do Grupo Stefanini com os funcionários.

Vamos à luta. Participe! Denuncie!