Notícias
Jurídico
WhatsApp
16 de Fevereiro de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Trabalhadores de TI tem novo prazo para solicitar revisão do FGTS
Todos os trabalhadores que tiveram e/ou tenham algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, aposentados ou não, têm até o dia 10/03/2023 para ingressar na ação coletiva que tentará reaver as perdas do benefício.



Todos os trabalhadores que tiveram e/ou tenham algum saldo em seu FGTS entre 1999 e 2013, aposentados ou não, têm até o dia 10/03/2023 para ingressar na ação coletiva que tentará reaver as perdas do benefício.

Os prejuízos ocorreram devido à correção errada da Taxa de Referencial (TR), que começou a ser reduzida paulatinamente até zerar em setembro de 2013. Isso ocasionou um encolhimento da remuneração do Fundo de Garantia - corrigido por juro de 3% ao ano, mais a TR.

A ação movida pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e por outras centrais sindicais pede o recálculo retroativo da taxa para repor essas perdas. Além disso, pede para que a correção seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Segundo apuração das centrais sindicais, o FGTS sofreu perdas de quase 90% desde 1999.

A Justiça do Trabalho, após sucessivas suspensões de prazo para julgamento do processo, estabeleceu o mês de abril para decidir o fato. Em caso de vitória na justiça, a tendência é que os trabalhadores que já sacaram o FGTS possam retirar a diferença corrigida. Quem ainda não utilizou os recursos do fundo, terá a correção acrescentada para quando puder sacá-lo.

Para os sócios do Sindpd, é necessário apenas participar da ação coletiva, preenchendo o nosso formulário de adesão, que você pode ter acesso clicando aqui, ou mandando uma mensagem para o WhatApp (11) 99989 1023 ou ligar para o número (11) 3823-5600, até o dia 10/03/2023.

Você também terá que apresentar os seguintes documentos (cópia simples):

1- Cédula de Identidade (RG);

2- Comprovante de endereço;

3- PIS/PASEP (cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS);

4- Extrato do FGTS (de preferência, o extrato analítico fornecido pela Caixa Econômica Federal);

5- Aos cuidados de Anderson Motta - Jurídico

Os sócios do Sindpd não pagam as taxas judiciais, apenas a taxa de 20% referente aos honorários advocatícios, em caso de sucesso na ação. Também é possível entrar com ação individual, contratando um advogado particular.

*Preencha o formulário e envie até dia 10/03/2023, juntamente com os documentos, para a sede do Sindpd: Avenida Angélica, 35- Santa Cecília, São Paulo, SP - CEP 01227-000 - aos cuidados de Anderson Motta - Jurídico

Obs. Os documentos deverão ser entregues na sede do Sindpd-SP ou enviados por correspondência, sendo impossível o envio eletrônico dos mesmos!


Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM