Notícias
Notícias
WhatsApp
16 de Agosto de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
'O Brasil precisa de uma transformação digital e essa é uma grande oportunidade', afirma RH da HPE
Responsável pelo relacionamento e compliance da Hewlett (HPE) na América Latina, Ismael Pini, enaltece a importância do Sindplay



O lançamento de uma plataforma de formação e capacitação profissional para trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI) tem chamado a atenção de empresas e de profissionais do setor. É o Sindplay, projeto inovador do Sindpd-SP que foi lançado nesta terça-feira (15), em São Paulo.

Já estão disponíveis 40 cursos na inauguração da plataforma - totalmente gratuita para os associados do sindicato -, e novos serão adicionados todas as semanas. Há aulas em áreas como cyber security, desenvolvimento de software, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.

O evento de apresentação e lançamento do streaming de formação e capacitação profissional contou com a presença de representantes de mais de 100 empresas do setor, e a recepção não poderia ter sido melhor. "É muito bom a gente ter essa iniciativa pelo lado do sindicato. O mercado cada vez mais está precisando de profissionais capacitados. Então acho que vai ser ótima essa oportunidade para os trabalhadores da área", elogia Claudia Cometti, gerente de Recursos Humanos (RH) da AO3 Tecnologia.

A ferramenta foi criada para dar suporte aos profissionais da área, mas também para contribuir no desafio de atender à crescente demanda do setor por mão-de-obra qualificada. "A gente tem o mercado de tecnologia crescendo e tem uma demanda por profissionais, então essa capacitação também vem para agregar para as empresas que vão receber essa mão-de-obra já qualificada. É uma ótima iniciativa", opina Murilo Sena, gerente de operações de RH no Brasil da Thomson Reuters.



Déficit de profissionais

Pesquisas mostram que há uma demanda crescente de cerca de 160 mil profissionais de T.I. por ano no Brasil, enquanto o país forma apenas 53 mil novos trabalhadores. Especialistas do setor apontam que, caso não haja uma mudança, a tendência é que essa diferença entre demanda e oferta de mão-de-obra qualificada cresça.

Responsável pela área de relacionamentos com funcionários e compliance da Hewlett Packard Enterprise (HPE) na América Latina, Ismael Pini conta que recebeu da Câmara Americana do Comércio, na véspera do lançamento, uma pesquisa da Unesco anterior à pandemia que constatou que apenas 18% dos universitários no Brasil se formavam nas áreas de ciência, tecnologia e matemática. "O Brasil precisa de uma transformação digital e essa é uma grande oportunidade", acrescenta.

"A partir do momento que você qualifica a mão-de-obra e o conhecimento técnico, as empresas têm cada vez mais interesse e mais demanda nesse tipo de conhecimento especializado", pontua a advogada especialista em Processo do Trabalho, Karina Vasconcellos, que compareceu ao evento representando a Locaweb. "O grupo Locaweb também está inserido nesse meio, cada vez mais a gente está em busca de profissionais qualificados".

A possibilidade de capacitar o profissional que já faz parte do quadro de funcionários da empresa é um fator que pode gerar economia nas contas da companhia que busca trabalhadores com maior qualificação, lembra Marcelo Torres, dono de uma empresa que presta consultoria de RH para grandes empresas do mercado brasileiro.

"Cada empresa tem sua cultura, cada empresa tem as suas necessidades, e o Sindpd percebeu e entendeu esse movimento. A plataforma pode fazer com que as empresas se aproveitem desse momento para capacitar os seus empregados sem precisar 'pegar' no mercado, porque o mercado custa caro", pontua.

Representando a consultora de TI Cognizant Technology Solutions, Danilo Rodrigues lembra que muitas pequenas e médias empresas do setor não possuem capacidade financeira para auxiliar seus funcionários para que avancem em sua qualificação profissional. "Muitas delas não têm tanto valor financeiro para poder investir com esses trabalhadores em conhecimento, em novos cursos. Com certeza vai ajudar as empresas nesse sentido".



Bom para os trabalhadores, bom para as empresas

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, explica que a ideia para a plataforma nasceu não apenas como uma forma de prestar um serviço aos associados, que precisam se atualizar constantemente num setor de transformações tão rápidas, mas atendendo também a uma demanda das empresas, que investem em qualificação.

"Convidamos empresários para estarem aqui hoje para fazermos essa integração entre os trabalhadores e as empresas, que também podem se beneficiar tendo no sindicato um parceiro para a qualificação de seus funcionários associados", afirmou.

Coordenadora de Recursos Humanos da Bemobi, Silmara Fatima Silva chama atenção para o caráter inovador da iniciativa do Sindpd, o qual classificou como mais um movimento para deixar os profissionais de TI atualizados.

"O Sindpd está sempre olhando para o lado do trabalhador, mas também em parceria com as empresas. Então acho que esse conjunto de parcerias e de interesses facilita os dois lados, tanto trazer empregados com a visão do que é o sindicato hoje e as empresas também percebendo que eles são parceiros numa busca de desenvolvimento profissional.", avalia.

Já Marcos Lacerda, diretor de RH da Capgemini Brasil, elogia a iniciativa do Sindpd, que na sua visão, vai também contribuir na formação de novos talentos na área. "Primeiramente, parabenizar a instituição por contribuir com a sociedade, que é transformar e trazer valor agregado à educação e à formação de jovens talentos, sem dúvida nenhuma".

Lacerda lembra que, atualmente, o setor é deficiente no nível de demanda versus oferta e que é importante que o sindicato do setor se disponha a contribuir para enfrentar esse desafio. "Não tem formação suficiente, e assim como as empresas fazem o seu papel de tentar construir programas, o sindicato também está trazendo a oportunidade de criar uma plataforma e fazer um papel interessante, que é trazer a sua contribuição para esse todo."

Os cursos oferecidos pelo Sindplay possuem material de apoio e têm emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. A plataforma foi criada em colaboração com a Academia Forense Digital (AFD), e novas parcerias - inclusive com universidades - tornarão a variedade de aulas cada vez maior.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia denuncia vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo PCDs reduz