17 de Maio de 2024
Sindpd publica vídeo denunciando práticas de gigante de TI; assista
A Tivit é uma empresa brasileira de TI que acumula uma lista de desrespeito aos direitos trabalhistas de seus profissionais

Nesta sexta-feira (17), o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) publicou um vídeo em suas redes sociais, denunciando uma série de práticas ilegais da Tivit, gigante de TI no mercado brasileiro.

"Além de não respeitar a lei, descumprir a cota de PCD e não pagar PLR, a empresa se nega a cumprir a Convenção Coletiva do Sindpd e pagar o valor integral do Vale-Refeição a seus funcionários", diz trecho da peça audiovisual.

LEIA: Deu na Imprensa: Metas insanas e pressão sobre trabalhadores: O que explica o sucesso do Mercado Livre no Brasil

Assista:

CONHEÇA A VERDADEIRA HISTÓRIA DA TIVIT

Atualmente, a Tivit é uma empresa brasileira de TI que acumula uma lista de desrespeito aos direitos trabalhistas de seus profissionais. Não cumpre a lei de cotas para pessoas com deficiência e subtrai até trocados do Vale-Refeição de seus trabalhadores.

Para conhecer um pouco da avaliação da empresa, basta visitar o site https://exposedworkplaces.online/ e se deparar com a avaliação real dos trabalhadores.

Além de não respeitar a lei, descumprir a cota de PCD e não pagar PLR, a empresa se nega a cumprir a Convenção Coletiva do Sindpd e pagar o valor integral do Vale-Refeição a seus funcionários.

A empresa desconta 13% do valor integral do VR, subtraindo dos trabalhadores 80 centavos por dia. Parece pouco, né? Mas multiplicado por 22 dias por mês, 12 meses por ano, por seus mais de 4000 funcionários, chegamos a casa dos milhões de reais.

Somente em 2023, a empresa garfou R$77,24 mensais de cada funcionário. Em 2024, esse valor subiu para quase 100 reais mensais por trabalhador ou R$1146,00 por ano. É dessa forma que seus acionistas enchem os bolsos de dinheiro, compram outras empresas e passam a aplicar a mesma filosofia de exploração da empresa, como ocorreu recentemente com os trabalhadores da Lambda3 e Stone Age, que chegaram a ter seus VRs cortados de 1.000 reais para pouco mais de 600 reais, o que é proibido pela convenção do sindicato.

Essa manobra para conferir milhões aos acionistas pode se transformar numa bomba relógio para eles próprios, pois dessa forma, a Tivit segue acumulando uma contingência trabalhista milionária que tem poder para derrubar suas ações.

Será que a sociedade atual aceita esse tipo de prática? Construir uma torre de Babel com base no desrespeito a PCDs, com assédio moral, prática antissindical e a todos os conceitos ESGs que tanto se propaga?

Se você já foi ou é uma vítima da Tivit, denuncie, mande seu relato.

Whatsapp: (11) 3823-5600
Email: [email protected]