21 de Maio de 2024
Você é um autossabotador? Sindpd ensina a identificar e combater prática
Sindicato oferece gratuitamente palestras sobre saúde mental e soft skills para empresas de TI

A autossabotagem é um comportamento que envolve ações conscientes ou inconscientes que impedem a realização de metas e é um grande limitador da evolução profissional. Esses comportamentos, muitas vezes enraizados em crenças limitantes e experiências passadas, se manifesta de diversas maneiras no ambiente de trabalho, impactando negativamente o desempenho, as oportunidades de crescimento e a satisfação no emprego.

Diretamente relacionada à saúde mental, a autossabotagem é um dos temas das palestras que o Sindicato dos Trabalhadores de TI de São Paulo (Sindpd-SP) está oferecendo gratuitamente às empresas preocupadas em promover um ambiente mais saudável para seus funcionários. As aulas são ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay.

LEIA: Sindpd publica vídeo denunciando práticas de gigante de TI; assista

"Vamos abordar a identificação e compreensão dos autossabotadores, e desenvolver estratégias práticas para superar esses padrões, promovendo autoconhecimento, autoestima e bem-estar emocional", explica.

De acordo com Maria Auxiliadora, a autossabotagem ocorre quando a própria pessoa coloca obstáculos em seu caminho. Ou seja, muitas vezes há oportunidade e condições de avançar na carreira, mas, por diversas razões, o impedimento de seguir adiante está na mente do autossabotador.

"Para que possamos obter sucesso em nossas empreitadas seja no trabalho, nos relacionamentos, financeiramente ou no desenvolvimento pessoal e espiritual é fundamental que tenhamos conhecimento de nossas luzes e sombras, nossos pontos fortes e os pontos a aprimorar e nossos limites. Assim poderemos tomar decisões coerentes com os diversos desafios que aparecem", acrescenta Maria Auxiliadora.

Confira alguns dos comportamentos mais comuns do autossabotador:

Procrastinação

Adiar tarefas importantes é uma forma clássica de autossabotagem que pode resultar em perda de prazos, qualidade de trabalho reduzida e aumento do estresse. Profissionais que procrastinam frequentemente correm o risco de prejudicar sua reputação e limitar suas chances de avanço na carreira.

Falta de confiança e síndrome do impostor

A autocrítica excessiva e a dúvida constante sobre as próprias habilidades podem fazer com que indivíduos hesitem em se candidatar a promoções, projetos novos ou posições de liderança, o que restringe significativamente o desenvolvimento profissional.

As pessoas que acreditam não ser boas o suficiente ou que temem ser desmascaradas como "fraudes" podem evitar situações que desafiem essas crenças, perpetuando um ciclo de autoavaliação negativa e insegurança, comportamento conhecido como "síndrome do impostor". Isso pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade social e baixa autoestima

Medo do fracasso

O medo de não ser bem-sucedido é outra forma de autossabotagem que leva à evitação de desafios ou mudanças. Isso resulta em estagnação na carreira e na falta de crescimento profissional, deixando o indivíduo preso em uma zona de conforto que não promove o desenvolvimento.

Perfeccionismo paralisante

Definir padrões irrealisticamente altos pode levar à paralisia, onde o medo de não atingir a perfeição impede a conclusão de tarefas. Esse comportamento reduz a produtividade e causa frustração tanto para o indivíduo quanto para a equipe, afetando negativamente o desempenho geral.

Comportamentos autodestrutivos

Hábitos como falta de organização, má gestão do tempo e até mesmo abuso de substâncias podem prejudicar gravemente o desempenho profissional e a capacidade de manter um emprego. Esses comportamentos autodestrutivos minam o sucesso e a estabilidade no ambiente de trabalho.

Falta de Assertividade

Não expressar opiniões ou defender suas ideias pode resultar em ser ignorado em decisões importantes e não receber o reconhecimento merecido. A falta de assertividade é um obstáculo significativo para o progresso na carreira.

Relutância em Delegar

A incapacidade de confiar nos colegas e delegar tarefas adequadamente pode levar ao burnout (síndrome do esgotamento) e à sobrecarga de trabalho. Além disso, prejudica o trabalho em equipe, essencial para o sucesso em muitos ambientes profissionais.

Resistência à Mudança

A autossabotagem pode se manifestar como resistência a novas tecnologias, processos ou métodos de trabalho, tornando uma pessoa menos adaptável e competitiva no mercado de trabalho. A flexibilidade e a disposição para aprender são cruciais para se manter relevante.

Entre em contato

Na palestra, a pedagoga não apenas irá dar uma visão aprofundada sobre esses e outros comportamentos autossabotadores, como ensinará ferramentas para superá-los. As empresas que quiserem oferecer essa aula a seus funcionários, devem entrar em contato com o e-mail [email protected].

(Foto: Reprodução)