17 de Junho de 2024
Deputado Kim Kataguiri ataca Prodam-SP com fake news e desinformação
Vivemos em uma democracia e nela, as pessoas têm na liberdade de expressão o seu direito de opinião garantido; mas não podemos confundir opinião com pura e simples 'fake news'

Causa espanto o nível de desinformação - para não falarmos em má-fé - o qual o Sr. Deputado Federal Kim Kataguiri demonstra ao expressar suas opiniões sobre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, a Prodam-SP. Chega a ser assustador um parlamentar e pré-candidato à prefeitura da capital paulista demonstrar tamanho desconhecimento ao proferir ataques à estatal paulistana de processamento de dados durante uma sabatina ao canal My News.

Vivemos em uma democracia e nela, as pessoas têm na liberdade de expressão o seu direito de opinião garantido. Mas não podemos confundir opinião com pura e simples "fake news". O nobre deputado, em sua sanha ultraliberal, falta com a verdade e chega ao absurdo de sugerir o fechamento da Prodam, empresa referência em TI no setor público paulista e nacional. Nos obrigamos, pelo respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da estatal, a desmontar algumas dessas mentiras.

Primeiro, quanto aos supostos prejuízos bilionários anuais da Prodam, o que é simplesmente uma grande inverdade. Ao contrário do afirmado pelo deputado e membro do MBL, a Prodam vem aumentando seu faturamento ano após ano, passando de R$342 milhões em 2021 para uma previsão de R$540 milhões em 2024. Além disso, a Prodam não recebe qualquer subsídio do Tesouro Municipal, mantendo-se, exclusivamente, com o resultado de seu trabalho.

Outro fato digno de ser desmentido é sobre os salários praticados na estatal. O parlamentar simplesmente mente - não há outra palavra para descrever tal ato - ao dizer que a empresa "paga salário de R$ 72 mil por mês" para diretores da Prodam. O salário do diretor-presidente da companhia é de R$ 24 mil mensais, quase três vezes inferior ao "anunciado" pelo nobre deputado. É precisar frisar que nenhum diretor da Prodam recebe qualquer outro tipo de bonificação, participação em conselho ou qualquer outro rendimento seja da Prodam ou do Governo Municipal. Também se faz necessário destacar que a média salarial entre os 900 funcionários da empresa é de R$ 13,6 mil.

O Sr. Kim Kataguiri também fez ataques ao sistema de Prontuário Eletrônico da Secretaria de Saúde da prefeitura, dizendo que a Prodam fornece um serviço caro e ineficiente. É importante esclarecer ao pré-candidato a prefeito que os sistemas utilizados pelos hospitais municipais, desde 2022, não tem mais qualquer relação com a Prodam. Alguém que quer ser prefeito da maior capital da América Latina deveria ter como requisito básico conhecer a administração pública municipal de perto, o que não parece ser o caso.

A sugestão de fechamento da Prodam ganha ares de pura irresponsabilidade no momento - a nível nacional e global - em que os dados - e sua segurança - ganham status de 'novo petróleo'. No novo mundo digital e digitalizado, a segurança dos dados ganha papel fundamental em empresas e administrações públicas. A área de dados de uma prefeitura como a de São Paulo é uma verdadeira petroleira, dada a preciosidade do recurso: os dados de milhões de contribuintes, de trabalhadores e trabalhadoras. Nos últimos anos, com a chegada do Big Data e da Inteligência Artificial, é fundamental que dados sensíveis sejam protegidos de criminosos cibernéticos, que se tiverem tais dados em seu poder, podem trazer grandes prejuízos a instituições e aos cidadãos e cidadãs como um todo.

Por fim, a Prodam, ao contrário do que pensa e diz o deputado, é uma empresa premiada no setor. Por exemplo, a estatal foi reconhecida com o Prêmio Agilidade Brasil 2024 pelo case "TôLegal - Transformação a serviço da entrega de valor para o cidadão", em cerimônia realizada em março deste ano de 2024. Uma realidade muito distante da "ineficiência" alegada pelo parlamentar ultraliberal. A Premiação Agilidade Brasil é o principal reconhecimento às empresas que praticam agilidade e têm obtido resultados consistentes no mercado brasileiro.

Recentemente, em maio deste ano, a empresa ganhou mais um prêmio. A Prodam participou do Smart City Business Brazil Congress & Expo 2024, o principal evento estratégico sobre cidades inteligentes, transformação digital e soluções para o setor público. No prêmio InovaCidade, promovida pelo Instituto Smart City Business America, que reconhece iniciativas que melhoram a qualidade de vida nas cidades, a linha Pronto da Prodam, composta por soluções de inteligência artificial customizáveis para a modernização do setor público, foi uma das iniciativas selecionadas por seus impactos positivos e mensuráveis, reconhecidos pela sociedade e implementados pela administração pública, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

As soluções customizáveis da linha Pronto - Reconhece Aí, Conversa Aí, Documenta Aí e Classifica Aí - foram desenvolvidas para simplificar processos administrativos, otimizar a eficiência operacional e proporcionar uma experiência aprimorada aos usuários. Prêmios que colocam a Prodam na direção oposta do alegado pelo pré-candidato do MBL, que sempre que pode, ataca o setor público sob a ótica de uma suposta burocracia exagerada e ineficiência. Esperamos que no futuro, um parlamentar que se coloca como aspirante a ser prefeito de São Paulo tenha mais responsabilidade com as palavras e que faça a sua pré-campanha se baseando em fatos e informações confiáveis, e não através de bravatas e frases de efeitos, ainda pior, recheadas de mentiras.

Diretoria do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo)

(Foto: Reprodução/My News)