27 de Junho de 2024
Saúde mental dispara 20% como causa de afastamento do trabalho, diz pesquisa; Sindpd oferece palestras gratuitas sobre o tema
Levantamento da It'sSeg Company aponta que problemas de saúde mental se tornaram a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, atrás apenas de lesões corporais

A quantidade de pessoas afastadas do trabalho por causa de transtornos mentais aumentou 20% em 2023 ante o ano anterior, segundo pesquisa da It'sSeg Company, corretora de benefícios.

Foram cerca de 2 mil casos entre os 473 mil trabalhadores que compuseram o estudo. Desse modo, problemas de saúde mental se tornaram a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, atrás apenas de lesões corporais, com pouco menos de 2.300 casos.

LEIA: Justiça manda reintegrar demitidos na Squid, plataforma de Marketing de Influência

Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo ? incluindo tendinites e dores musculares em diversas regiões, como a lombar ? ocupam a terceira colocação.

"Fatores como a incerteza sobre o futuro e a dificuldade para equilibrar a rotina pessoal e profissional após a pandemia continuam afetando a saúde dos profissionais, provocando aumento no número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais", diz Marlene Capel, diretora da B2P, consultoria da It?sSeg Company especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas.

Sindpd promove palestras em empresas

Com o objetivo de contribuir para ambientes de trabalho mais saudáveis e maior satisfação para os profissionais de TI, o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores de TI de São Paulo) está promovendo uma série de palestras gratuitas sobre saúde mental e soft skills - habilidades subjetivas - em empresas interessadas em avanças no tema.

As palestras são ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay. Além de promover palestras nas empresas do setor, o sindicato passou a disponibilizar cursos sobre saúde mental no Sindplay, também conduzidos por Maria Auxiliadora.

Além de questões relacionadas à saúde mental, a pedagoga irá abordar as "soft skills", conceito muito utilizado no ambiente corporativo que nada mais são do que "habilidades subjetivas", ou seja, habilidades na relação interpessoal, criatividade, resiliência, pensamento crítico, autoconhecimento, entre outras.

As empresas interessas em criar um ambiente corporativo mais saudável para os seus trabalhadores poderão escolher dentre diversos temas disponíveis e agendar uma palestra através do e-mail [email protected].

(Com informações de Veja)
(Foto: Reprodução)