27 de Junho de 2024
Projeto que torna Campinas a Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação é aprovado na Câmara
Metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da Unicamp, uma das mais importantes universidades do Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) em Brasília (DF) o Projeto de Lei (PL) que dá a Campinas (SP) o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação". O texto agora vai para o Senado Federal e, se aprovado, segue para sanção ou veto do Presidente da República.

LEIA: Saúde mental dispara 20% como causa de afastamento do trabalho, diz pesquisa; Sindpd oferece palestras gratuitas sobre o tema

Na justificativa do PL, o autor, deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), apontou que a metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da Unicamp, uma das mais universidades importantes do Brasil.

"Existe hoje em Campinas o maior ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, formado por indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades, além de quatro parques tecnológicos nos quais mais de 120 empresas estão instaladas ? a maior parte delas de base tecnológica", diz a justificativa do PL.

Instituições públicas de pesquisa em Campinas

Além de reunir empresas privadas reconhecidas pela inovação tecnológica, como Bosch, Elektro, CPFL Energia, IBM, Samsung, Dell e Arcor, Campinas sedia importantes centros públicos de pesquisas. Entre eles, estão:

- Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM): órgão do governo federal responsável por desenvolver projetos nas áreas de física, biologia, nanotecnologia, engenharia, química e meio-ambiente. O CNPEM sedia o Sirius (foto), a maior estrutura científica do país, e deve receber em breve o laboratório Orion, o primeiro de biossegurança 4 da América Latina.

- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): universidade que mais deposita patentes em SP e que tem 67 pesquisadores no ranking de melhores cientistas do mundo. Além disso, sedia um parque tecnológico com empresas-filha e startups que faturam milhões.

- Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI): é um órgão do governo federal que pesquisa componentes eletrônicos, microeletrônica, software de suporte 3D para a indústria e a medicina.

- Instituto Agronômico de Campinas (IAC): ligado ao governo do estado, é um dos centros de pesquisa mais antigos do Brasil, fundado em 1887. O instituto desenvolve importantes pesquisas agrícolas, como técnicas de plantio e melhoramento genético de culturas, como batata e café.

- Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL): um dos centros de pesquisa mais importantes na área da alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem do país. Sedia o Tropical Food Innovation Lab, instituição que pesquisa a comida do futuro.

(Fonte: G1)
(Foto: Reprodução/Nelson Kon)