17 de Julho de 2024
Curso de Saúde Mental e Trabalho entra na grade do Sindplay; confira
Objetivo do curso é promover conscientização sobre os transtornos psicológicos que podem acometer as pessoas no ambiente de trabalho

Já está disponível no Sindplay - streaming de formação e capacitação para profissionais de TI - o curso "Saúde Mental e Trabalho" para os alunos da plataforma. O treinamento é ministrado por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay. Sócios e contribuintes do sindicato têm bolsa integral de acesso à ferramenta. (Conheça o Sindplay aqui)

O objetivo do curso é promover conscientização sobre os transtornos psicológicos que podem acometer as pessoas como ansiedade, depressão e burnout no ambiente de trabalho a partir da identificação de fatores estressantes. "A forma como reagimos aos desafios cotidianos faz diferença no desenvolvimento desses transtornos e é isso que vamos trazer", afirma Maria Auxiliadora. A ideia é apresentar direcionamentos para as empresas e para os funcionários para o enfrentamento dos problemas que podem surgir no nosso dia a dia.

LEIA: Novo curso do Sindplay debate desafios e conquistas do feminismo contemporâneo

Atualmente, os transtornos mentais relacionados ao trabalho surgem como a terceira maior causa de afastamento do trabalho, evidenciando uma epidemia silenciosa que assola a força de trabalho brasileira. Entre eles, o mais comum é a ansiedade, mas casos de depressão e de burnout em função em trabalho têm crescido exponencialmente. "Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante", explica a pedagoga.

"A ansiedade é um estado emocional caracterizado por preocupação, medo e apreensão em relação a eventos futuros, incertos ou ameaçadores. Muitas pessoas experimentam ansiedade em algum momento de suas vidas, e é uma resposta natural a situações estressantes. No entanto, a ansiedade excessiva e persistente pode ser prejudicial à saúde mental e ao bem-estar.", acrescenta.

O Sindplay possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui mais de 70 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 80 mil.