14 de Agosto de 2024
Sindpd convoca trabalhadores do Serpro para assembleia de deliberação de greve
Convocação ocorre em meio à Campanha Salarial Nacional dos trabalhadores da estatal; após quatro mesas de negociação, impasse se mantém

O Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) publicou um edital convocando todos os trabalhadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) da base de São Paulo para participarem de uma Assembleia Geral Extraordinária, marcada para a próxima segunda-feira (19), com a deliberação da possibilidade de decretação de greve por prazo indeterminado.

A convocação ocorre em meio à Campanha Salarial Nacional dos trabalhadores da estatal, na qual os funcionários da unidade de São Paulo estão sendo representados pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) - a qual o Sindpd-SP faz parte -, em conjunto com a Fenadados e representantes dos demais sindicatos estaduais de TI que compõem a comissão de negociação dos trabalhadores. A assembleia ocorrerá de forma virtual.

LEIA: Sindpd completa 40 anos de luta em defesa dos profissionais de TI de São Paulo

O impasse foi gerado por conta da proposta da empresa de acabar com o anuênio para os novos contratados, além de propostas de reajuste salarial e de benefícios como o Vale-Refeição (VR) consideradas insuficientes pela representação dos trabalhadores. Outro ponto colocado pelos funcionários é que a empresa se nega a conceder o aumento do custeio no Plano de Saúde enquanto outras empresas públicas como a Petrobrás estão chegando ao previsto na CGPAR, que limita esse custeio em até e 70%. Atualmente, o Serpro custeia menos do que 40% do valor do plano.

"Não podemos admitir que a diretoria da estatal se submeta a decisões interministeriais que não possuem força de lei. Não podemos aceitar a divisão de três grupos de direitos: os empregados que têm anuênio, os que tem quinquênio e os que serão contratados e não teriam mais esse direito, entre outras questões importantes, como um reajuste superior nos salários e uma reposição no valor do Vale-Refeição dos funcionários. É fundamental a nossa mobilização", pontua a representação dos trabalhadores.

Entre os pontos reivindicados pelos trabalhadores, estão:

- 20% de reposição no tíquete-alimentação
- Aumento para 70% do custeio do plano de saúde pela empresa
- Exclusão da cláusula do PDV
- Retorno do Anuênio e licença prêmio para todos
- Isonomia de direitos para as/os trabalhadores
- Trabalho Remoto com regramento negociado

A pauta definida para a assembleia - que será realizada de forma virtual - prevê um informe e esclarecimento aos trabalhadores sobre a proposta da campanha salarial feita pela empresa e a deliberação, com base na lei 7783/89 e no estatuto do Sindpd-SP, sobre a deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da 00:00hs do dia 27/08/2024.

A assembleia está marcada para o dia 19 de agosto de 2024, às 14h45, em primeira convocação, com segunda convocação às 15h00. Para participar, os trabalhadores podem acessar a reunião através deste link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjE3M2EwNGItYjZjZS00MzI2LTkyN2EtNzUyNzZkMzAzMjEz%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%220e72418a-ef8e-427b-8748-616bd84ca642%22%2c%22Oid%22%3a%22be67e3f3-af93-4b31-a388-1b38e2ada6d1%22%7d