22 de Agosto de 2024
Trabalhadores decretam greve nacional no Serpro após impasse em Campanha Salarial
Paralisação na estatal do governo federal está marcada para começar às 00h da próxima terça-feira, dia 27 de agosto

Após a realização de uma assembleia nacional, na manhã desta quinta-feira (22), a representação dos trabalhadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) oficializou a decretação de uma greve nacional na estatal, por tempo indeterminado, com início às 00h do dia 27 de agosto.

Os funcionários da unidade de São Paulo são representados nas negociações nacionais pela Feittinf (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) - a qual o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) faz parte -, em conjunto com a Fenadados e representantes dos demais sindicatos estaduais de TI que compõem a comissão de negociação dos trabalhadores.

LEIA: Prodesp coage funcionários com transferências abusivas e promove demissões por justa causa sem direito a defesa, denunciam trabalhadores

As assembleias regionais dos trabalhadores se encerraram nesta terça-feira (20), com adesão massiva à pauta nacional de paralisação. Em São Paulo, os trabalhadores aprovaram a greve em assembleia, na última segunda-feira (19). A Campanha Salarial Nacional dos trabalhadores da estatal entrou em um impasse com a diretoria do Serpro, que apresentou uma proposta considerada insuficiente e após quatro rodadas de negociação, a possiblidade de acordo se mostrou nula.

A empresa pretende acabar com o anuênio e a licença-prêmio para os novos contratados, além de propostas insatisfatórias de reposição salarial e de benefícios como o Vale-Refeição (VR). Outro ponto de desacordo se dá pelo fato de que a estatal se nega a conceder o aumento do custeio no Plano de Saúde, atualmente na casa dos 40%. A CGPAR permite que esse custeio possa ser de até e 70%.

"O pleito dos trabalhadores é pela recomposição dos direitos perdidos em relação à licença-prêmio e ao anuênio. Além disso, a proposta apresentada não repõe o poder de compra dos empregados, principalmente em relação ao tíquete alimentação, que está bastante defasado, sendo esse um pleito de suma importância para os trabalhadores", argumenta a representação dos trabalhadores.

Entre os pontos reivindicados pelos trabalhadores, estão:

- 20% de reposição no tíquete-alimentação
- Aumento para 70% do custeio do plano de saúde pela empresa
- Exclusão da cláusula do PDV
- Retorno do Anuênio e licença prêmio para todos
- Isonomia de direitos para as/os trabalhadores
- Trabalho Remoto com regramento negociado

Os representantes do Serpro insistem na mesma proposta feita na 3ª mesa, que prevê:

- 4.23% reajuste salarial, sendo 3,23% ref. INPC integral do período maio 2023 a abril 2024, acrescido de 1% de aumento real
- Manutenção de 50 das 70 cláusulas do ACT vigente, que não estão na pauta com solicitação de alteração de redação
- Alteração de redação em 10 cláusulas ACT atual, que contempla em parte as alterações/reivindicações da pauta
- Recusa das 12 cláusulas novas apresentadas na pauta de reivindicações

Para cumprir a legislação e proteger os trabalhadores de São Paulo de eventuais represálias, o Sindpd-SP oficiou o Serpro a respeito da decretação de greve nesta terça. Nesta quarta-feira (21), o comunicado foi publicado em um jornal de grande circulação, a Folha de S. Paulo, também em cumprimento à legislação.