28 de Agosto de 2024
Sindicalismo e Diversidade: Ministério Público do Trabalho lança material educativo sobre inclusão
Com a participação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical, MPT publica HQ sobre igualdade de salários e oportunidades

O Ministério Público do Trabalho, com a participação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS), lançou uma edição da série MPT em Quadrinhos com o objetivo de apresentar informações cruciais para a luta dos trabalhadores de forma lúdica e acessível para todos.

O tema central da edição levanta o debate sobre o valor das pautas de diversidade e inclusão nos movimentos sindicais como alicerces de qualquer sindicato. Afinal, as lutas sindicais existem para defender a categoria dos trabalhadores, não grupos ou indivíduos específicos.

LEIA: Ainda dá tempo! Sindpd vai sortear iPhones e pacotes gratuitos na praia no mês de aniversário! Concorra!

Os quadrinhos falam sobre a participação das mulheres nas lutas por direitos trabalhistas desde 1917, quando houve a primeira greve geral do país, que reuniu cerca de 70 mil trabalhadores em busca de aumentos de salários e redução de jornadas, além de denunciar o assédio sexual praticado pelas hierarquias.

Atualmente, as mobilizações acerca da diversidade e inclusão reivindicam cargos de liderança e igualdade salarial para mulheres, pessoas racializadas e de outras orientações sexuais. É aqui que atuam as secretarias da mulher, raça e gênero.

Veja a edição do MPT em Quadrinhos aqui.

O projeto

O projeto MPT em Quadrinhos é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) com o propósito de fornecer ao trabalhador um material informativo e educativo sobre direitos, deveres e saberes ao trabalhador numa linguagem fácil e acessível.

É a partir de códigos visuais e verbais das histórias em quadrinhos que a série é capaz de abordar temas de profunda relevância a todos os beneficiados pelas lutas sindicais, gerando identificação e conscientização da importância da contribuição sindical, da participação e coletivização de todos os grupos às pautas dos movimentos trabalhistas.

A partir do MPT em Quadrinhos, é possível o acesso às informações atuais do cotidiano que ajudam o trabalhador a incorporar a informação e o conhecimento para fazer valer seus direitos e deveres.

(Fonte: MPT em Quadrinhos)
(Foto: Reprodução)